quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Ainda o artigo do Avritzer: um comentário do Roberto Grün

Postei aqui um artigo do Professor Leonardo Avritzer analisando as razões do embate na presente greve dos professores das federais. O Professor Roberto Grün, amigo docente da UFScar, fez um comentário e eu faço questão de retirá-lo lá do cantinho escondido onde estava e destacá-lo. Caso você não tenha lido o texto do Avritzer, clique aqui.

Roberto Gründisse...
Olha Edmilson, nessa história do Avritzer generaliza a partir de um espaço restrito e tem problemas evidentes. P.ex., no meu depto e em várias outras especialidades da engenharia, se não contratamos jovens mestres ou mesmo mestrandos, não teremos professores para disciplinas essenciais na formação do engenheiro. Esses novos ingressantes terão um longo período à frente até (e se) virarem doutores. Eqto isso têm de ficar ganhando MUITO menos do q ganhariam no mercado. E isso tb acontece em várias áreas, nas artes, p.ex. A proposta proifes é muito ruim para eles (no meu depto são 6 em 40. Acho q essa proporção deve ser a mesma na civil, elétrica e outras.
Esse pessoal está mobilizado e muito crítico em relação ao proifes. Mas como poderiam não estar??
Vc sabe q estou longe de defender a Andes, mas foi ela q acordou o governo e a proposta dela, por mais maluca q seja no geral (concordo, é claro, com a questão da progressão por mérito e abomino esses pseudocomunitarismos dos caras)acabaria dando um refresco para a base de q estou falando.
Acho q essa greve é trágica para a Universidade pq muito provavelmente vai desfazer a boa vontade de todos com o MEC, q é vital para a continuidade da expansão dos últimos anos. E essa, já te disse, foi a melhor coisa q aconteceu para a educação superior brasileira nos últimos 40 anos (desde q passei no vestibular kkk).
Em suma, aos meus olhos o jogo não é simplesmente a racionalidade do proifes contra a maluquice da andes.É bem mais complexo e passa, dói dizer, tb por mais racionalidade do governo federal, q parece ter adormecido em berço esplêndido e se esqueceu de auscultar suas próprias bases.
Abs

Nenhum comentário: