Bom, começo de ano é tempo de listas, não é? Então, aí vai mais uma. Refiro-me aquela dos cientistas sociais mais citados nos periódicos de ponta da sociologia internaciona. A lista foi publicada no site SCATTERPLO. Dê uma conferida na imagem abaixo! Se não visualizar bem, amplie.
Diversos aspectos são interessantes e merecem uma avaliação mais cuidadosa. Deixem-me chamar a atenção de duas coisas apenas. A primeira, que não é supresa para ninguém, é o fato de Bourdieu pontuar em primeiro lugar nessa lista. A segunda é que, com a exceção honrosa de Kathy Charmaz, autora dessa biblia do empirismo do século XXI que é "Construtcting grounded theory", todas as demais obras referenciadas na lista são de trabalhos publicados bem antes de 2002. Uma pergunta que não me sai da cabeça é: será tão irrelevante assim a produção bibliográfica pós-2003? Ou a minha pergunta é totalmente fora de contexto?
Outra constatação: salvo engano, não consta nenhum brasileiro dentre os presentes na lista (confira a lista completa aqui).
segunda-feira, 28 de janeiro de 2013
Assinar:
Postagens (Atom)