segunda-feira, 4 de outubro de 2010

O México por Carlos Fuentes


O escritor Carlos Fuentes dispensa apresentações, não é? Então, tenho certeza, vais gostar de uma entrevista concedida por ele ao jornal espanhol EL PAÍS. Clique aqui e confira.

Votação de Fátima Bezerra

É consagradora a votação de Fátima Bezerra. A deputada petista alcançou o primeiro lugar entre os federais do RN. De quebra, arrastou Sandra Rosado para a Câmara.

O PT, no entanto, ficou no mesmo na esquina do Atlântico: uma deputada federal e um deputado estadual. Pelo menos, na disputa para Assembléia, fez uma corrida solitária e não carregou nenhuma companhia indesejada.

Voltando à Fátima, restam poucas esperanças de que, com esse cacife, ela não volte a acalentar o seu sonho de ser prefeita de Natal. Tem acontecimentos que são mais do que esperados, não é?

Marina vitoriosa

Marina é a grande vitoriosa destas eleições. Não apenas deixou de seguir o script de Heloísa Helena, que, como você lembra, teve uma subida inicial razoável, fez muito barulho, para derrapar, no final para algo em torno dos 6% dos votos. Marina abiscoitou 20% dos votos e terá grande peso na disputa política que se avizinha. Fez por merecer, convenhamos. Agora é esperar para ver como ela vai tratar o grande capital político alcançado.

Tentando entender a "onda verde" I: a análise de Azenha

Tentar entender o por quê da grande votação de Marina será o esporte preferiado da rapaziada por um tempo enorme (uns três dias...). Depois, virão outros temas efêmeros. Veja aí abaixo a posição do Azenha, do site Viomundo.

Tentando entender a onda verde que provocou o segundo turno Por Luiz Carlos Azenha

Houve onda verde, sim. E a onda verde, que pegou de surpresa a todos os institutos de pesquisa, é que está levando a eleição presidencial para o segundo turno.

Dito isso, é preciso tentar entender o que alimentou essa onda verde.

Sinceramente, não acredito que isso se deva apenas à sórdida campanha movida por religiosos católicos e evangélicos contra a candidata governista.

Isso jamais renderia a Marina Silva mais de 18 milhões de votos!

Por dados anedóticos, colhidos aqui e ali, é possível notar que Marina respondeu a uma aspiração dos jovens, que se mostraram fartos com a polarização PT/PSDB.

Se assim for, a proposta do presidente Lula de promover a campanha em seus termos, ou seja, num confronto bipolar, fracassou nas urnas neste domingo.

Os eleitores de Marina querem saber mais. Querem mais que as produções de alta qualidade do marqueteiro João Santana.

Quem é leitor do blog sabe que já tratei mais de uma vez da falta de politização da campanha no primeiro turno.

Foi uma opção do PT, que parecia acreditar que bastava propagandear os feitos econômicos do governo — o que foi feito com competência na campanha televisiva — para garantir a vitória em primeiro turno.

Marina Silva se projetou, em minha modesta opinião, justamente nesse buraco negro da falta de politização.

Outra observação necessária: um presidente com 80% de aprovação nas pesquisas conseguiu transferir pouco mais da metade disso para a sua candidata.

Reflexo, em minha opinião, da falta de politização que acompanhou a ascensão social de milhões de brasileiros para a classe média. Vários comentaristas já trataram disso. Seria o “fator Berlusconi”. Ou seja, uma ascensão social que promove um eleitorado conservador, cuja lealdade não reflete compromisso político com um projeto e muito suscetível às questões morais — o boato de que o vice de Dilma é satanista, por exemplo. O “melhorismo” de Lula, na definição de Plínio de Arruda Sampaio, se assenta sobre bases mais frágeis do que se imaginava?

O segundo turno, em minha opinião, é resultado de um conjunto de fatores.

Sem qualquer sombra de dúvida, a mídia desempenhou um papel relevante, disparando balas de prata que reduziram sensivelmente a vantagem da candidata petista nas últimas semanas de campanha.

Acima de tudo, a mídia cumpriu a tarefa a que se propôs, de desviar o foco da eleição das questões econômicas para os escândalos.

Serra não recolheu os escombros, que cairam no colo de Marina Silva.

Acima de tudo, no entanto, é preciso colocar todos os pingos nos is dos erros na campanha da candidata governista:

1. Como todos sabíamos antecipadamente do papel que a mídia iria desempenhar em 2010, ninguém detectou o potencial explosivo dos negócios em torno de Erenice Guerra?

2. Por que a campanha de Dilma Rousseff não se antecipou aos boatos de forma didática, como Barack Obama fez nos Estados Unidos, criando um site específico para combatê-los?

3. Por que a campanha de Dilma não rebateu as promessas de José Serra e não politizou a campanha?

De qualquer forma, a votação expressiva de Marina Silva indica uma mudança significativa no quadro político brasileiro e, portanto, nos próximos 30 dias de campanha.

Acredito que a campanha de José Serra vai dar alguns passos em busca do centro político, representado agora pela “terceira via” de Marina. Ficará muito mais difícil, nestas circunstâncias, fazer agora a polarização politizada que o PT poderia ter feito durante a campanha do primeiro turno.

Mineiro lá, de novo

Mineiro conseguiu! Ufa! E em uma chapa puro-sangue. Esse é um aconteciemento que merece uma celebração.

Sacudir a poeira e ir prá luta

Não deu. Para ser sincero, eu suspeitava disso. A onda verde, como postei aqui, era perceptível no ar. Não esperava que tivesse tanta força. Mas, fazer o quê? Chorar o leite derramado não vai trazer de volta os votos perdidos. Agora, é se recompor, sacudira a poeira e dar a volta por cima.

Dilma obteve 46% dos votos. Bem menos do que o que apontavam os institutos de pesquisa. Mas, sabes bem, não é motivo para se ficar agachado. Ah, não é não. Agora, é lutar por pelo menos 30% dos votos de Marina. E garantir que o pessoal que passou um mês sofrendo com as denúncias contra a Dilma e mesmo assim digitou o seu nome na urna eletrônica, não mude de lado.

Dá prá conseguir, sim. Mas, como quem fica para é poste, vale a pena se movimentar um pouco aí. Especialmente aqui em Natal, onde a votação de Dilma foi bem aquém daquela prevista pelos institutos de pesquisa.