quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

UMARIZAL SUPEROU MOSSORÓ... NA TÉTRICA CONTABILIDADE DOS HOMICÍDIOS

O que aconteceu com Umarizal? Ao me analisar os dados produzidos pelo CIOSP/Polícia Militar do RN sobre os homicídios no Rio Grande do Norte em 2011, deparei-me com uma informação que me deixou estatelado: Umarizal, terra da qual guardo as melhores recordações, ocupa o primeiro lugar no número de assassinatos para cada 100 mil habitantes no nosso estado. No ano passado, o índice nesse município oestano foi de 131,22 assassinatos. Os números brutos (14 homicídios) não traduzem a crueza da realidade.

Em Mossoró, 169 assassinatos se traduziram no índice de 65,03 homicídios para cada 100 mil habitantes. Mossoró, que no meio do ano passado já contabilizava cem mortes, foi superada por Frutuoso Gomes, Lucrécia e Baraúnas, ficando em 5º lugar no estado em assassinatos para cada 100 mil habitantes, medida de violência reconhecida internacionalmente e agora utilizada pela nossa Polícia. Entretanto, dado o numero de ocorrências em Frutuoso Gomes e Lucrécia (05 e 03, respectivamente), não nos é possível apontar para uma tendência de crescimento da violência nesses dois municípios. Essas mortes, certamente dolorosas, podem não traduzir uma onda de criminalidade, mas eventos esporádicos. Já em Baraúnas, onde 16 pessoas foram assassinadas, temos uma realidade merecedora de toda a atenção.

O fato alarmante é que os cinco municípios acima mencionados (Umarizal, Frutuoso Gomes, Lucrécia, Baraúnas e Mossoró) apresentam uma taxa de homicídios que é superior aquela de El Salvador (57 para cada 100 mil habitantes), a maior de todo o mundo.

Os dados do CIOSP ainda não estão desagregados por faixa etária, mas não é nenhum chute afirmar que os homicídios que cristalizaram as taxas acima mencionadas referem-se, sobretudo, a jovens e pobres.

Em El Salvador, país que enfrentou anos de guerra civil, e que ainda lida com a delinqüência dos Maras, as taxas traduzem uma realidade dramática, mas explicável. Mas, o que explica Umarizal? E Baraúnas? Para não falar de Mossoró... Por favor, você que é da região, envie-me informações sobre o que está se passando.

2 comentários:

Guru disse...

Professor, sugiro uma boa conversa com umarizalenses para entender melhor o problema. Crime naquelas bandas, sempre houve, ao menos desde o 'eu sei q vc sabe q eu sei q vc sabe', mas a escalada para a mortandade recente creio que seja de uns 6 anos pra cá. Em termos vulgares, a pergunta seria: o que fez com que em Umarizal as pessoas resolvessem resolver seus problemas na base da bala?

Anônimo disse...

O blogueiro do Retrato do Oeste Cezar Alves poderia ajudar...

abç.

daniel