segunda-feira, 17 de março de 2014

Sobre o crescimento urbano desigual

O desenvolvimento urbano recente se caracteriza por uma acentuação sem precedentes da desigualdade, afirma o Professor Michael Storper em um livro publicado recentemente intitulado “Keys to the City: How Economics, Institutions, Social Interaction, and Politcs Shape Development”.  Além de uma discussão profícua sobre as diversas dimensões desse crescimento, realçando, dentre outros aspectos, o demográfico, Storper chama a atenção para a extrema concentração territorial de empregos que o novo desenvolvimento urbano tem provocado. Para se ter uma idéia, quase 40% dos empregos dos Estados Unidos estão concentrados em cerca de 1,5% do território do país.

Quando se amplia esse percentual de empregos para 60%, descobre-se que eles estão concentrados em apenas 12,5 do território do país.


Bom. Até aí, nada demais. O interessante mesmo é o tipo de aporte teórico que substancia a viagem analítica empreendida pelo professor. Ele faz uma interessante síntese de contribuições assentadas disciplinarmente na economia, na geografia e na sociologia. 

Nenhum comentário: