sexta-feira, 22 de maio de 2009

Edivan Pinto: o trágico fim de um amigo

No ônibus, que me trazia de Floripa até Londrina, onde me encontro agora, recebi um telefonema do Deputado Fernando Mineiro. O amigo queria comunicar um fato triste: a trágica morte do nosso amigo Edivan Pinto. Edivan, envolvido em uma briga, foi assassinado em um bar em Mossoró. Fiquei em estado de choque.

Edivan Pinto e eu fomos fundadores do PT em Apodi (RN), no início dos anos oitenta. Quando o conheci, há trinta anos, era um promissor estudante, oriundo, como eu, da zona rural do município. Tornamo-nos amigos e cultivamos juntos muitos sonhos e projetos. Anos depois, fora do PT, continuou, na CPT, sua ativa militância em defesa da reforma agrária.

No final dos anos noventa, voltamos a conviver mais de perto. Ele foi meu orientando no mestrado em desenvolvimento e meio ambiente da UERN. Sua dissertação, defendida com brilhantismo, contou com a participação na banca do Professor Eduardo César Marquez (USP).

Quando saí de Mossoró nos distanciamos. E, nos últimos anos, mesmo morando no mesmo estado, demorávamos a nos encontrar. Mas cultivávamos, cada um em seu canto, a nossa velha amizade.

A sua morte pesa dolorosamente. Bate-me uma tristeza imensa neste momento. E busco na memória as boas coisas que partilhamos. A morte de Edivan, como todo morte, é o fim de um mundo. Um rosto, sorrisos e experiências que não mais estarão presentes. O fim desse mundo rico e generosos que foi o Edivan Pinto provoca uma dor díficil de ser expressa em palavras....

8 comentários:

Thadeu Brandão disse...

Meus sentimentos. Cubro de cinzas minha cabeça e cubro os espelhos de minha casa.
Cada amigo que cultivamos é algo tão especial que ao perdê-lo, perdemos um pouco de nós. Como no Talmude: "quem mata uma vida mata toda a humanidade".

Unknown disse...

Depois de toda essa tragédia com painho é bom saber o quanto ele é amado por muitas pessoas... Muito obrigada pelas palavras e pelos sentimentos...Ninguém morre quando está vivo no coração de alguém. Painho nunca vai morrer pra mim...
Por: Aruza Rayana Morais Pinto(Filha de Edivan Pinto)

Edjanete Fernandes disse...

Fico muito feliz em saber q alguém lembrou de comentar algo especial sobre o que meu querido padrinho Edvan fez, e não postar somente aquela notícia triste em que abalou os nossos corações.Padrinho Edvan era uma pessoa boa,um homem direito,era uma pessoa simples que amava e defendia as causas justas sociais. Com ele aprendi muitas coisas, entre elas,a mais importante, "aprendi a trilhar os caminhos da vida"...Para mim ele foi tudo,um pai,um tio,um amigo,um conselheiro, um professor. Foi o orientador da minha monografia do curso de realidade Brasileira na Paraíba/JP (UFRN). Foi uma pessoa que aprendi a amar pelo o seu jeito de ser,um homem sábio,verdadeiro e humilde. Foi para mim e para sempre será um grande Mestre, onde as suas lições vou seguir para sempre. Para minha família ele foi um pai orientador que nós ensinou, que esteve sempre presente em todos os momentos triste e alegre.Por isso para sempre viverá nós nossos corações...Edvan Pinto Nosso Mestre, Um grande Lutador...Te Amamos!
por:Maria Edjanete Fernandes (Afilhada de Edvan Pinto).

mercia&segundo disse...

Há meu amigo só agora tive coragem de acredita que realmente voce partil.pois pra mim foi dificil.
um dia antes falei com voce no dia seguinte recebi a noticia que voce teria partido para muito longe,mas ainda bem que eu tive a oportunidade de conheçer voce.
uma pessoa simples,humilde,e muito carismatico.
que deus conforte nosso coraçoes que ficaram muito tristes sem voce!
va com deus...

Unknown disse...

A morte do meu pai foi nuito trágica pra mim, afinal, nunca conheci uma pessoa tão legal e atenciosa como ele. É muito bom saber que meu pai sempre teve muitos amigos. obrigado a voçês que postaram comentarios, pois é muito bom saber que existem pessoas que se importaram com meu pai. Em especial meu agradecimento a Edmilson por suas palavras e por dar oportunidade aos depoimentos. Um abraço.
Daniel Vitor (Filho)

Paulo Ricarte disse...

Muito bom saber que toda a consideração que tenho por Edivan comunga com tanta gente! Sofro constantemente choques entre a memória e a realidade, a primeira não acredita, a segunda me apavora! Acredito que o desejo de Edivan é que continuemos vivendo como ele gostava de viver, sendo amigo, prestativo, verdadeiro, sábio e sobretudo alegres.
Agradeço a todos pela consideração que demonstram, um abraço Edmilson.

Unknown disse...

Se eu morrer antes de você
Se eu morrer antes de você, faça-me um favor. Chore o quanto quiser, mas não brigue com Deus por Ele haver me levado. Se não quiser chorar, não chore. Se não conseguir chorar, não se preocupe. Se tiver vontade de rir, ria. Se alguns amigos contarem algum fato a meu respeito, ouça e acrescente sua versão. Se me elogiarem demais, corrija o exagero. Se me criticarem demais, defenda-me. Se me quiserem fazer um santo, só porque morri, mostre que eu tinha um pouco de santo, mas estava longe de ser o santo que me pintam. Se me quiserem fazer um demônio, mostre que eu talvez tivesse um pouco de demônio, mas que a vida inteira eu tentei ser bom e amigo. Se falarem mais de mim do que de Jesus Cristo, chame a atenção deles. Se sentir saudade e quiser falar comigo, fale com Jesus e eu ouvirei. Espero estar com Ele o suficiente para continuar sendo útil a você, lá onde estiver. E se tiver vontade de escrever alguma coisa sobre mim, diga apenas uma frase : ' Foi meu amigo, acreditou em mim e me quis mais perto de Deus !' Aí, então derrame uma lágrima. Eu não estarei presente para enxuga-la, mas não faz mal. Outros amigos farão isso no meu lugar. E, vendo-me bem substituído, irei cuidar de minha nova tarefa no céu. Mas, de vez em quando, dê uma espiadinha na direção de Deus. Você não me verá, mas eu ficaria muito feliz vendo você olhar para Ele. E, quando chegar a sua vez de ir para o Pai, aí, sem nenhum véu a separar a gente, vamos viver, em Deus, a amizade que aqui nos preparou para Ele. Você acredita nessas coisas ? Sim??? Então ore para que nós dois vivamos como quem sabe que vai morrer um dia, e que morramos como quem soube viver direito. Amizade só faz sentido se traz o céu para mais perto da gente, e se inaugura aqui mesmo o seu começo. Eu não vou estranhar o céu . . . Sabe porque ? Porque... Ser seu amigo já é um pedaço dele !

Fonte: Vinícius de Moraes

Unknown disse...

Meu CUNHADO e GRANDE AMIGO. que vc encontre a Paz nos braços de Deus. A tão sonhada PAZ. que nem mesmo um grande sonhador é capaz de encontrala. meu coração está de luto.dor que nos sufoca a ponto de desfalecer. que Deus na sua grande misericórdia nos conforte.
(Deus está aqui neste momento. sua presença é real em meu viver.)