sábado, 10 de novembro de 2012

Uma última palavra sobre a ocupação da Reitoria

Chegou ao fim a ocupação da Reitoria. Isolados da comunidade e do entorno social, os ocupantes (há quem fique chocado com o termo invasores, e, como é final de semana, então, vai aí minha concessão...) se retiraram. Os discursos e a estética do, sejamos generosos, "movimento" já foram objetos de outros posts neste espaço.

Uma última palavra sobre a ação, então. Já falei da boçalidade dos "ocupantes". Ressalto agora o fato de eles, nas suas fantasias pseudo-políticas, arrogarem-se o papel de representantes dos estudantes da UFRN.

Não são mais do vinte ou vinte e cinco pessoas, oriundas, quase todas, de uma mesma unidade acadêmica, mas, talvez iluminados por alguma divindade, acham-se OS estudantes da UFRN. Há algo de cômico nessa fantasia. Ouvi-os dizerem que os "outros estudantes" (ou seja, 99,99% dos discentes da UFRN) são "alienados" e "conformistas".

Essa construção delirante encontra referente no discurso de um dos professores que atuou nos bastidores do "movimento", o qual afirmava  que a "parte não adormecida" da UFRN estava ocupando a reitoria. Sério! Não é piada.

Após a desocupação e o retorno para a vidinha de pouco estudo, eles serão confrontados com a sua irrelevância política. Para além de sua truculência e dos trejeitos e falatórios que remetem aos atores do crime organizado, poucos rastros de sua "ação revolucionária" permanecerão. Claro!!! Eles incomodaram e constrangeram pessoas, especialmente os funcionários da Reitoria, obrigados a lidar com o desrespeito cotidiano. Mas, quem trabalha e estuda tem mais com o quê se preocupar... Logo, a ocupação da Reitoria será esquecida.

Esquecida? Sim! Isso se os sem-noção que levaram crianças para um ambiente tornado insalubre pela presença pouco higiênica de duas dezenas de pesssoas não tiverem que prestar contas de sua irresponsabilidade perante as autoridades judiciais da área da infância da cidade (jornais da cidade documentaram o fato).

8 comentários:

Anônimo disse...

A tua falácia melindrada é um exemplo do modelo de Universidade que começa a decair. A tua arrogância, teu senso de poder e representatividade, nulo, é sustentado pelo regime autoritário, burocrático de uma instituição que sobrevive da aparência de pública e democrática, conquanto está sendo vendida, roubada, e o senhor é cúmplice disto, sabe bem. Buscas ser legitimado, deter um poder político, ora, como o resto do grupo de professores que compõe a administração central, agem como coroneis, que unidos por uma relação escrota, na ditadurazinha que estão erguendo, sobre o silêncio de muitos, ou certa desfaçatez. O consenso que tanto deseja é tua própria armadilha, quando expõe a tua opinião grotesca, cravada por teu ego despótico, expõe também a contradição tua, que é teu próprio caráter, a mostra.

Edmilson Lopes Júnior disse...

Humm! Quanta elegância! Há só um problema: exponho (e me exponho) minha opinião. E não busco o consenso. Menos ainda a sabedoria dos que calam diante de situações ou coisas das quais discordam.

A retórica utilizada, essa sim, é bem representativa. Como diria aquele grande pensador desses tempos atuais, "faz parte".

Bom final de semana!

Edmilson Lopes

Anônimo disse...

que decepção, fascista, hipocrita, vendido ao sistema, nunca vai chegar nos cargos de poder que almeja entendeu? nunca, pq é um pelego que se acha esperto mais vai ser passado pra tras pelos colegas mais espertos ainda e mais fanaticos por poder, faz um favor pra nos Edmilson: MORRE...

Edmilson Lopes Júnior disse...

Olá,

Quanta ira! Isso faz um estrago danado no fígado. A contrario de voce, quero todos vivos. A vida, acima de tudo.
O ódio, caro/a, corrói a alma. Fique em paz!

Abs,

Edmilson.
PS: eu tenho mais de 50, então, a velha senhora, para utilizar aqui uma figura cara ao Elomar, fará sua visita primeiro a mim. Pra que apressar o tempo? Vivamos os dois, mesmo com nossas diferenças, muitos embutidos anos.

Anônimo disse...

Pq tanto ódio neste seu coraçãozinho, caro/a anônimo/a?
Vai sofrer muito...

Longa vida ao blog, Edmilson!

Anônimo disse...

Professor Edmilson,

Tenho acompanhado seu blog. Parabéns pela coragem!! É isso, aí!!

Abs,

Nestor Burlamaqui disse...

Eu sempre achei incrível como algumas pessoas têm a capacidade de criar, da sua própria mente, uma ilusão, uma mentira, pensando que tal criação realmente existe no mundo real e, pior, passa a tratar os outros como se isso fosse verdade. O discurso cheio de ódio e lenga-lenga do Sr. Anônimo certamente é de uma pessoa descontrolada que, sem argumentos sólidos, passou a ofender pessoalmente, o autor deste espaço de opinião e debate. Ou seja, ele não quer um espaço para debate. Ele quer mesmo é impor o que pensa. Quer implantar, contraditoriamente, um autoritarismo que ele alega rejeitar. Assim, se existe algum autoritarismo, é esse que o Sr. Anônimo quer impor.

A vida não é assim, Sr. Anônimo. As pessoas pensam diferentes e tem direito de expor o que pensam. Parabéns pelo blog professor!

Edmilson Lopes Júnior disse...

Grande Nestor!

Acertastes no alvo. É isso mesmo!

Um abraço,


Edmilson Lopes