sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Por uma sociologia da cultura dos produtos agrícolas

A emergência do que poderíamos denominar de “abordagem cultural” tem se tornado cada vez mais importante nos estudos sociológicos do consumo de alimentos. Trata-se de um terreno no qual, até bem recentemente, o marxismo (especialmente no seu viés economicista) parecia dominar.

Embora a antropologia, desde o seu início, tenha incorporado a dimensão cultural como intrínseca às práticas alimentares, na sociologia, de certa forma, tem predominado um certo pacto no qual o consumo a ser mais substancialmente abordado era aquele dos produtos culturais. As práticas alimentares terminavam sendo abordadas enquanto referentes empíricos de demarcadores culturais de processos de distinção social.


A apreensão acima exposta é importante para o desenvolvimento de análises substantivas sobre, por exemplo, as redefinições do mercado de produtos agrícolas no semiárido nordestino.  Para a consecução de tal empresa analítica, impõe-se, nesse exemplo, a articulação entre as sociologias econômica e da cultura.

Nenhum comentário: