segunda-feira, 19 de julho de 2010

Um índio que não será cacique...

A Marina Silva reagiu à altura às provocações de Indio da Costa, o demo que é candidato à vice na chapa do Serra. Para a candidata do PV, o Indio não tem estofo para ser cacique... Gostei da observação da Marina. Demonstrou que está distante do vale-tudo. Leia abaixo matéria a respeito das boutades do candidato.

Indio na pré-História

Paulo Moreira Leite, da ÉPOCA

As declarações de Indio da Costa, procurando estabelecer vínculos entre as FARC, o narcotráfico e a campanha de Dilma Rousseff são um escândalo — mas é preciso reconhecer que guardam coerência com sua legenda.

Herdeiro do PFL da ditadura militar o DEM possui políticos respeitáveis em seus quadros. Seria errado e injusto generalizar.

Mas embora tenha até mudado de nome o partido dá mostras seguidas de que jamais acertou as contas com seu passado sob o regime dos generais. Isso ficou claro num episódio constrangedor, quando Dilma Rousseff foi ao Congresso falar sobre uma crise na Receita Federal e o senador Agripino Maia disse que ela havia aprendido a mentir quando era torturada pela repressão política. Em um minuto, foi um passado de décadas que retornou ao presente. Chocante.

Um dos traços típicos daquele regime era fazer acusações sem prova. Compreende-se. Num tempo em que a Justiça chegava a cumprir funções decorativas, quem estava no exerício do poder podia exercitar a violência conforme suas conveniencias e interesses, sem razão para perder tempo com formalidades legais, não é mesmo?

As declarações de Indio da Costa pertencem a essa família. Qualquer cidadão que tenha se dado ao trabalho de estudar nossa vida pública na última década sabe que não é preciso ter muito trabalho para encontrar erros, desvios e contradições no PT e no governo Lula. É possível encontrar erros no mes passado, na semana passada, no minuto passado.

Mas Índio da Costa preferiu a mentira, a denuncia sem prova, o mau serviço de um tipo ruim de jornalismo que acusa e depois não consegue se sustentar. O esforço para vincular o PT às FARC e ao narcotráfico É um mau começo para quem acaba de entrar na campanha.

3 comentários:

Roberto Torres disse...

Inacreditável esse cara. Honrada Marina.

abraco

Anônimo disse...

É isso aí, Roberto. Limites são mais necessários.

Edmilson Lopes Júnior.

Anônimo disse...

Eu quis dizer: limites são mais do que necessários. E o rebaixamento do debate político deve ser rechaçado com veemência.

Edmilson Lopes.