terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

A menina genial e as bestas do Sul


A tradição do ramo do entretenimento cinematográfico no Brasil é traduzir, com certa, digamos, originalidade, os títulos originais de filmes estrangeiros. Especialmente dos norte-americanos. O marketing, não raramente, inventa títulos brasileiros que pervertem claramente o sentido mesmo de toda uma obra. Esse o caso do filme Indomável Sonhadora. Eu, cá no meu canto, preferiria que o título aqui fosse o mesmo que a obra teve em Portugal: Bestas do Sul Selvagem.

Não vou comentar o filme, vocês merecem um crítico de verdade fazendo isso. E, convenhamos, a espécie é acrescida por novos indivíduos a cada minuto. Direi apenas que o filme é uma grande obra e que merece ser visto. E discutido depois.

Claro! Você quer saber mais, não é? Se é esse o seu caso, clique aqui e leia no Wikipedia as informações básicas sobre a película (gostou de película?).

Este post tem o sentido apenas de ressaltar que, embora ache que, das candidatas ao prêmio de melhor atriz, a veterana Emanuelle Riva (Amor) é quem o merecia, penso que não seria algo despropositada se a Quvenzhané Wallis levasse a estatueta. Não deu! Mas a menina genial merece todo o destaque que está tendo pela mídia produtora e devoradora de celebridades.

A minha torcida, desde esse recanto da província, é para que a criança, como outras tantas envolvidas pela indústria do entretenimento, não venha a ser triturada pela máquina de fantasias. 


2 comentários:

Romeu Bezerra disse...

Meu caro Edmilson, infelizmente a menina já foi devorada pela máquina trituradora, cuja engrenagem "roliudiana" é uma peça. Veja na imagem: vestida como adulta. "Ser criança não significa ter infância".
abraço

Edmilson Lopes Júnior disse...

Caro Romeu,

você tem razão. Esse Midas destrói toda beleza e pureza d'alma.

Abraço,

Edmilson