terça-feira, 26 de março de 2013

Mais encarceramentos, menos criminalidade

O pensamento de esquerda é, geralmente, refratário a qualquer especulação que faça uma relação positiva entre aumento do número de prisões e redução das taxas de criminalidade. Enquanto posicionamento político, perfeito. O problema é quando as pessoas querem dar ares de cientificidade a proposições alicerçadas em suas construções ideológicas. Esse o caso de cientistas sociais que se negam mesmo a estabelecer relações entre os dois fenômenos.

Mas a sociologia, ou, ao menos, uma sociologia que valha o nome que ostenta não pode se guiar pelas convicções políticas da média dos seus pesquisadores. Agindo assim, para quê uma ciência empírica do mundo social?

O Professor Gláucio Soares rema contra a maré neste oceano do politicamente correto. No seu blog, você vai encontrar um interessante post a respeito de uma correlação feita entre os dois fenômenos acima apontados. Os pesquisadores provaram, com estudos sobre dados de uma período histórico de quase duas décadas, que há, sim, uma relação direta entre aumento do encarceramento e a redução da criminalidade.

Onde foi feito o estudo? Ah, na Inglaterra...

Bueno, isso significa defender uma política do "prende e arrebenta"? Não! Mil vezes não. De posse dessa apreensão, podemos (e devemos!) qualificar as discussões as respeitos das políticas penitenciárias.

Bom. Para quem está aqui no Rio Grande do Norte, infelizmente, tudo isso é muito platônico: as prisões são dantescas (o judiciário vive querendo fechá-las, para você ter uma ideia do descalabro...).

Mas que a discussão é interessante, ah!, isso é...

2 comentários:

Anônimo disse...

Caro Edmilson,

Os homicídios aumentaram 1000% nos últimos dez anos em Natal e região metropolitana, conforme Folha de SP. Governo não é o único culpado, mas tem lá sua grande parcela... Nos anos da administração Rosa, a governadora fez seguidos cortes no orçamento da segurança pública e ignorou o tema.
O SINPOL reclama do sucateamento da polícia e do fato dos aprovados em concurso nunca terem sido chamados.
Com a ausência do Estado, grupos de extermínio atuam à vontade.
No final, a torpe, mas usual estratégia, de culpar a própria vítima pelo seu trágico destino com a seguinte frase: "era usuário de drogas".
A sociedade civil organizada deve se levantar contra a situação de barbárie.
Por enquanto, apenas Marcos Dionísio, da OAB, e o deputado estadual F. Mineiro, mais algumas poucas organizações, clamam no deserto da política.
PS.1. Ministro Cardoso veio a Natal lançar o metrópole segura. Depois de encher as ruas da cidade com muitos policiais para receber o visitante ilustre, a PM lançou plano de enfrentamento... Enfim, o que vão fazer com o dinheiro prometido: aumentar o efetivo nas ruas, através do pagamento de diárias operacionais.
Não sou especialista na área, mas acho que é muito pouco. Conforme um amigo que trabalha na secretaria de segurança pública, o banco de dados sobre a violência no RN é puro faz de conta, há muita subnotificação e áreas que simplesmente não são levadas em consideração. Como elaborar uma política pública sem dados mínimos?
PS.2. Alguns juízes estão mandando soltar os presos porque não há cadeias minimamente preparadas para recepcioná-los.
PS.3. Fiz o comentário porque acho que tem um pouco a ver com o que você escreveu.
abs.
Daniel

Edmilson Lopes Júnior disse...

Valeu, Daniel
Fizestes considerações bem pertinentes. É isso mesmo!