quarta-feira, 22 de julho de 2009

Religião e classes sociais: o fenômeno pentecostal

O crescimento das igrejas pentecostais é, depois da criação e ascensão ao governo de Lula e do PT, o fenômeno social mais significativo do Brasil nas últimas três décadas. São muitos os trabalhos a respeito, mas, via de regra, são obras marcadas pela apreensão fragmentada e sem muita ambição de apreender os impactos macros provocados por essa, vamos dizer, radical "abertura do mercado de bens religiosos" no Brasil. Não sou da área e não me aventuro na sociologia da religião, mas acho que estamos a merecer uma análise mais substantiva sobre a questão pentecostal. Quer assumir o desafio? Bueno, então leia aqui um texto muito perspicaz, publicado na revista Insight Inteligência. Trata-se de artigo de autoria da Professora Clara Mafra. Vale a pena conferir!

2 comentários:

Rodrigo disse...

Este post veio em boa hora. Também partilho da idéia de que a "invasão" pentecostal das últimas décadas é um dos fenômenos mais ricos em consequências no Brasil atual.

Já conhecia o trabalho que a Mafra vem desenvolvendo sobre o pentecostalismo, mas não havia lido este artigo.

Já entrou para a fila das leituras.

Parabéns pelo blog!

Anônimo disse...

PRECISO mencionar sobre um livro do autor Marcos Tadeu Cardoso intitulado de A VERDADEIRA FACE DOS LIDERES RELIGIOSOS, demias esse livro... Ele fala e desmascara o Bispo Edir Macedo e profeta William M. Branham. O autor desmascara e fala da corrupção e da manipulação dos fiéis, ele está disponibilizado gratuitamente no 4shared.
O web site dele é
http://marcostadeucardoso.blogspot.com