sexta-feira, 16 de julho de 2010

Cientistas e a maconha

Reproduzo abaixo matéria publicada pela Folha e reproduzida pelo Jornal da Ciência a respeito da reação de cientistas à prisão de músico. Leia!

Cientistas fazem carta pró-maconha


Neurocientistas renomados assinam documento em defesa da legalização da droga até para fins "recreativos". Nota foi motivada pela prisão do baixista da banda de reggae Ponto de Equilibrio, por plantio de maconha

Um grupo de neurocientistas que estão entre os mais renomados do país escreveu uma carta pública para defender a liberalização da maconha não só para uso medicinal, mas para "consumo próprio".

Assinam a carta nomes como Stevens Rehen, da UFRJ, coautor da primeira linhagem de células tronco no país, e Sidarta Ribeiro, diretor do Instituto de Neurociências de Natal. Eles falam em nome da SBNeC (Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento), que representa 1.500 pesquisadores.

A motivação do documento foi a prisão -um "equívoco", diz o texto- do músico Pedro Caetano, baixista da banda de reggae Ponto de Equilíbrio, que ganhou repercussão na internet.

Ele está preso desde o dia 1º sob acusação de tráfico por cultivar dez pés de maconha e oito mudas da planta em casa, em Niterói (RJ). Segundo o advogado do músico, ele planta a erva para consumo próprio.

A carta o defende dizendo que é "urgente" discutir melhor as leis sobre drogas "para evitar a prisão daqueles usuários que, ao cultivarem a maconha para uso próprio, optam por não mais alimentar o poderio dos traficantes de drogas".

De acordo com os membros da SBNeC, existe conhecimento científico suficiente para, pelo menos, a liberalização do uso medicinal da maconha no Brasil.

A SBNeC se baseia em estudos que mostram efeitos terapêuticos que poderão, um dia, ajudar no tratamento de doenças como Parkinson. É uma posição bem diferente da adotada, por exemplo, pela Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas.


Em outros países

"O Brasil está atrasado nessa discussão, ao contrário do que ocorre em países como Argentina, México e Portugal", diz Ribeiro. Nos vizinhos sul-americanos, por exemplo, é permitido o porte de alguns cigarros de maconha para consumo próprio. O fumo, entretanto, não pode ocorrer na rua.

Diferentemente de quase todos os países, onde a maconha é banida, outros como a Holanda e a Espanha permitem o consumo e o cultivo para consumo próprio.

"A lei de drogas no Brasil -reformada na última vez em 2006- avançou, mas criou um paradoxo", diz Ribeiro. "A pena para o usuário baixou, mas ela não permite o cultivo para uso próprio".

Se a Justiça entender que o músico da Ponto de Equilíbrio é traficante, ele poderá ficar, pelo menos, cinco anos na cadeia. Caso ele seja considerado usuário, deverá prestará serviços sociais por apenas alguns meses.

"Falta uma espécie de manual de instruções desta lei", afirma Antônio Gonçalves, advogado especialista em filosofia do direito. A legislação, diz o especialista, não define quem é o traficante e quem é o usuário. Fica tudo para a Justiça definir. "Falta a lei dizer como proceder, para evitar situações como a do músico".

Não existe droga benéfica, diz associação

A Abead (Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas) é "totalmente contrária" a qualquer tipo de liberdade para o uso da droga. De acordo com o psiquiatra Carlos Salgado, presidente da instituição, não é verdade que a maconha seja uma droga benéfica, como defendem outros cientistas brasileiros.

- A Abead tem uma posição fechada sobre a liberalização da maconha?

Não concordamos com qualquer liberalidade para nenhuma nova droga. Como não concordamos nem para o tabaco e o álcool. Alguns avanços foram obtidos com o tabaco, exatamente porque a sociedade não concorda com a liberalidade.

- A maconha, mesmo em alguns casos, pode ser considerada uma droga benigna?

A maconha não é uma droga benigna. Não é uma droga menor, isenta de risco. Apesar de ela ser um grande problema de saúde pública no mundo inteiro, por ser a droga mais consumida entre as ilícitas, existem poucos usuários ligados de forma sistemática a maconha. Com uma eventual liberalidade, este número deve crescer. Certamente, com isso, o número de pessoas com câncer de cabeça e pescoço e pulmão, por exemplo, vai aumentar. Liberar a maconha é um equívoco. Terá que ser feito, depois, um movimento contrário, assim como ocorre com o tabaco hoje.

- A maconha não é viável nem para o uso medicinal?

Existem tantas alternativas, tanto para o controle de dor, quanto para o controle de apetite que não precisamos lançar mão de um indivíduo fumando maconha dentro de um hospital. Nem usando extrato da substância. Temos várias opções bem estabelecidas, até para pacientes terminais.

(Eduardo Geraque)

(Folha de SP, 14/7)

2 comentários:

Edmilson Lopes Júnior disse...

Esdras,

que bom tê-lo novamente por aqui! Você tem a capacidade de provocar. Eis aí algo que admiro e realço. Nesses tempos politicamente corretos, onde todos querem posar de mocinhos do bem, é mais do que necessário sermos fiés a nós mesmos.

É por ai...

Valeu, gente!

Edmilson.

Anônimo disse...

Prof Edmilson,

o Foucault tem uma ótima reflexão sobre o assunto.

Ao invés de preconizar que as drogas fazem mal e viciam, como disse a contra-resposta dos movimentos de combate as drogas. Seria mais interessante imaginar que, se a gente tivesse uma visão mais realista com relação a questão, poderíamos parar um pouco com o preconceito e começar a fabricar drogas de maior qualidade.
A severa proibição só tende a trazer resultados negativos. Quando, por exemplo, a fabricação de bebidas alcoólicas foi proibida nos EUA, aqueles que produziam a bebida clandestinamente colocaram todo tipo de "milacria" dentro delas. Não havia nenhuma preocupação com a qualidade, já que não existia controle.
Com a regulamentação do estado e com o avanços que a ciência pode trazer, a qualidade das bebidas alcoólicas e outras drogas só aumentará.
Se olharmos para a história veremos que o "normal" é se drogar e não o contrário. É tolice imaginar que as pessoas irão, por um simples feixe de luz, diminuir os seus ímpetos.