sexta-feira, 13 de julho de 2012

Leitura de qualidade


Hoje, bem cedo e sob a chuva que caia sobre a Cidade do Sol, desloquei-me para Campo Grande e Janduís. Viagem de trabalho, para variar.
O motorista, concentrado na estrada, não queria muita conversa. Aproveitei para ler um bom livro Presenteei-me com “A bolsa ou a vida”, de Jacques Le Goff. A obra é um retrato histórico do tratamento cristão à usura durante a Idade Média.

Não conseguir me desgrudar do livro.  Passando nas proximidades de Triunfo Potiguar, a leitura estava concluída.


Aconselho vivamente essa leitura. Uma aula de história, mas, sobretudo, de sociológica econômica. Não por acaso, Le Goff faz vívida defesa da abordagem de Karl Polanyi a respeito do envolvimento das práticas econômicas pelo universo social. A proposição polanyiana, aplicada às sociedades ditas tradicionais, foi virada de cabeça para baixo na análise seminal de Mark Granovetter.


O texto de Granovetter ao qual me refiro é Economic Action and Social Structure: The Problem of Embeddedness. Há uma tradução em português, publicada na RAE (clique aqui e baixe no seu computador).

Bueno, mas voltando ao Le Goff, é especialmente interessante a reconstituição que o autor faz do combate feito pela Igreja Católica à usura.  Erudição de sobra, pode-se assim dizer. Especialmente merecedor de atenção do leitor é a apreensão da relação entre combate à usura e antissemitismo.

Nenhum comentário: