domingo, 29 de julho de 2012

Artigo de Leonardo Avritzer sobre a greve nas federais

O Professor Leonardo Avritzer dispensa apresentações. Você já leu algum livro ou artigo escrito por ele, tenho certeza. Bueno, então dê uma olha na sua avaliação a respeito da greve dos professores das federais. Clique aqui e confira.

2 comentários:

Roberto Grün disse...

Olha Edmilson, nessa história do Avritzer generaliza a partir de um espaço restrito e tem problemas evidentes. P.ex., no meu depto e em várias outras especialidades da engenharia, se não contratamos jovens mestres ou mesmo mestrandos, não teremos professores para disciplinas essenciais na formação do engenheiro. Esses novos ingressantes terão um longo período à frente até (e se) virarem doutores. Eqto isso têm de ficar ganhando MUITO menos do q ganhariam no mercado. E isso tb acontece em várias áreas, nas artes, p.ex. A proposta proifes é muito ruim para eles (no meu depto são 6 em 40. Acho q essa proporção deve ser a mesma na civil, elétrica e outras.
Esse pessoal está mobilizado e muito crítico em relação ao proifes. Mas como poderiam não estar??
Vc sabe q estou longe de defender a Andes, mas foi ela q acordou o governo e a proposta dela, por mais maluca q seja no geral (concordo, é claro, com a questão da progressão por mérito e abomino esses pseudocomunitarismos dos caras)acabaria dando um refresco para a base de q estou falando.
Acho q essa greve é trágica para a Universidade pq muito provavelmente vai desfazer a boa vontade de todos com o MEC, q é vital para a continuidade da expansão dos últimos anos. E essa, já te disse, foi a melhor coisa q aconteceu para a educação superior brasileira nos últimos 40 anos (desde q passei no vestibular kkk).
Em suma, aos meus olhos o jogo não é simplesmente a racionalidade do proifes contra a maluquice da andes.É bem mais complexo e passa, dói dizer, tb por mais racionalidade do governo federal, q parece ter adormecido em berço esplêndido e se esqueceu de auscultar suas próprias bases.
Abs

RGrün

RGrün disse...

Roberto Grün