sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Lula no sepultamento de Adão Pretto


Lula discursa no sepultamento de Adão Pretto.

Abaixo, matéria do site terra a respeito desta grande perda.


Lula lembra morte da mãe em enterro de Adão Pretto
Guilherme Mergen
Direto de Porto Alegre


Em seu discurso na cerimônia de sepultamento do deputado federal Adão Pretto (PT-RS), na manhã desta sexta-feira em Porto Alegre, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se lembrou da morte de sua mãe, quando foi preso com outros sete sindicalistas, durante uma paralisação da classe operária em 1980. "Justamente naqueles dias, minha mãe morreu. Logo ela, que sempre teve receio de que eu fosse preso", disse Lula aos familiares do deputado. "Lembro até hoje do quanto foi difícil. Acredito que nada conforma um filho em uma situação como essa."

O presidente permaneceu em Porto Alegre por pouco mais de duas horas. Em discurso emocionado, Lula destacou o caráter de luta de Adão Pretto e a sua importância junto aos movimentos sociais, como o Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST) e a Via Campesina.

"Um homem não vale pela quantidade de discursos. Um homem não vale pelos anos que viveu", afirmou. "Um homem vale pelos seus compromissos, pelas suas lutas. E o Adão, além de um guerreiro, era um símbolo de dignidade humana."

Além de Lula, sete ministros viajaram ao Rio Grande do Sul para acompanhar o sepultamento do petista. Segunda autoridade mais assediada pela imprensa - só perdeu para o presidente - a ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, evitou falar sobre assuntos de governo, como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). "Entendo que esse não é o momento", disse.

Ao ser questionada sobre se a reforma agrária deverá ganhar prioridade com a morte de Adão Pretto - o deputado sempre defendeu um processo de divisão de terras -, Dilma afirmou que o tema é uma meta do governo federal. "Já realizamos bastante, até porque honramos o trabalho do deputado."

A ministra inauguraria nesta sexta-feira a primeira obra do PAC concluída no Rio Grande do Sul, a revitalização da principal avenida de São Leopoldo, município da região metropolitana de Porto Alegre. Por motivo de luto, o evento foi cancelado. Segundo a própria Dilma, a solenidade deve acontecer nos próximos 15 dias.

O presidente Lula embarcou de volta a Brasília às 12h. À tarde, ele deve se reunir com o governador de Minas Gerais, Aécio Neves. Com exceção de Dilma Roussef, que deverá permanecer no Rio Grande do Sul no fim de semana, os demais ministros também retornariam à capital federal ainda nesta sexta-feira.

Deputado federal por quatro mandatos, Adão Pretto, 63 anos, morreu na manhã de quinta-feira em Porto Alegre. O parlamentar foi internado no dia 15 de janeiro para o tratamento de uma crise de pancreatite.

Na última quarta-feira, depois de passar por uma cirurgia, seu estado de saúde piorou. O senador Paulo Paim (PT-RS) chegou a anunciar a morte do colega de partido no plenário na quarta-feira, mas voltou atrás em seguida.

Nenhum comentário: