sexta-feira, 13 de agosto de 2010

A disputa pela direção do CCHLA

Concentrados na eleição para a Reitoria da UFRN, não poucos dentre os professores do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) estão se esquecendo do fato de que, em pouco tempo, teremos também que escolher a nova direção de Centro. O Professor Márcio Valença, terminando seu segundo mandato, não poderá mais concorrer. Assim sendo, teremos um quadro bem diferente daquele da eleição passada.

Quem serão os candidatos? Bom, há mais especulações do que posições definidas, prá variar. Mas, vamos nos arriscar a pintar um quadro com base nelas.

Pelo que se comenta nos corredores, estão postas duas candidaturas. A primeira seria a da Professora Ceiça Fraga, do Departamento de História. A segunda candidatura, já em processo de articulação nos bastidores, deverá ser a do Professor João Emanuel, pertencente aos quadros do Departamento de Ciências Sociais e atual Pró-Reitor de Planejamento.

E quem conta com o quê nessa corrida? Dizem os entendidos na geografia política do centro, e eu os escuto com atenção, pois, há oito anos por aqui ainda não consigo ler muito claramente os sinais nesta seara, que a Professora Ceiça conta com o apoio dos funcionários e dos estudantes. Já o Professor João Emanuel contaria com o apoio de professores de diversos departamentos. Pode ser que apareça um terceiro nome na disputa, mas, dizem-me as mesmas fontes, essa é uma possibilidade pouco provável.

O fato é que os dois nomes têm experiência política e sabem jogar bem. Têm posições distintas, mas escutam as pessoas e não têm pendores autoritários. Em se confirmando essas candidaturas, teremos, mesmo que simbolicamente, o revival de disputas travadas entre correntes do movimento estudantil no início da dédada de 1980.

Então, está aí o quadro. Dado interessante: os dois professores, embora se confrontem no centro, estão juntos no apoio à candidatura da Professora Ângela à Reitoria da UFRN.

Um comentário:

Melayne Macedo Silva disse...

Professor diga um pouco mais como se dá o processo de escolha e eleição dos centros pra gente poder também entender esse emaranhado!

Quando acontece?
É paritário?
Como você avaliza a gestão de Marcio?
Qual são as atribuições e autonomia de decisão de um diretor de centro?