segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Quem tem Alan Daniel não precisa do Polvo






Um certo Polvo andou fazendo sucesso durante a Copa do Mundo. Dizem que adivinhou todos os resultados dos jogos. Teve gente querendo trazê-lo para o Brasil para substituir os nossos institutos de pesquisa... Mas o Polvo, perto da partida desta para uma melhor, foi aposentado compulsoriamente. Não lamentemos.

Aliás, não precisamos lamentar. Por quê? Ora, porque temos o Professor Alan Daniel Freire. O Alan é professor do Departamento de Políticas Públicas e da Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFRN. É um analista competente do nosso quadro político. Sem a paixão dos torcedores ou militantes, o Alan Daniel consegue fazer sondagens prospectivas que são posteriormente comprovadas pelos fatos. Digo e provo!

Há seis meses, em um final de tarde de uma sexta-feira, no corredor do Departamento de Ciências Sociais, o Professor Alan Daniel traçou para mim um quadro da disputa eleitoral para a Presidência, que então começa a esquentar. Dentre outras coisas, ele afirmou:

1) Que a candidatura de Ciro não se sustentaria;
2) Que, por ausência de um discurso legitimador, a candidatura Serra iria ser desidratada;
3) Que, quando a máquina governista e o Lula entrassem em campo, a candidatura da Dilma ia disparar;
4) Que muito provavelmente a Dilma venceria no primeiro turno.

Com aquela paciência e jeito peculiar de ser, o Alan enumerou didaticamente os elementos de realidade que justificariam a sua análise. Não é demais lembrar que, naquele momento, a Dilma estava em terceiro lugar na disputa...

Um comentário:

Lord Daniel disse...

Conheci o analista designado por Edmilson. De fato, parece bom, embora aqui em Londres tenhamos vários caras melhores. De toda forma, promissor.