sexta-feira, 1 de outubro de 2010

A montanha pariu um rato

O debate de ontem, no geral, foi morno. Mas, vem cá, você esperava, de verdade, outra coisa? Prá mim, ficou tudo como dantes... Se Dilma realmente estancou a sangria de votos, então a coisa termina agora, no domingo.

Um comentário:

Beto disse...

Caro Edmilson, de qual sangria de votos, você fala? A da DataFolha ou a dos outros tres institutos, Ibope, Vox e Sensus? Você já comparou a "sangria" de votos do DataFolha com as do IBOPE, SENSUS e VOX? Fica difícil para mim até mesmo de entender por que ninguém fala nisto e aceita a versão Globo-DataFolha da dinâmica eleitoral nesta reta final sem nenhum questionamento. Veja que, grosso modo, na primeira quinzena de setembro, o Datafolha tem tres pesquisas estacionadas numa diferença de 10 a 12 votos de maioria de Dilma com relação aos demais, enquanto que nos outros tres institutos, esta diferença estava variando entre 14 e 18, neste mesmo período. Meio esquisito, já, me parece, na medida que se trata de um conjunto de 3 pesquisas do dataFolha, entre 02/09 e 15/09 e de 4 ou 5 pesquisas do outro lado... Na pesquisa entre 21 e 22 de setembro, o DataFolha reduz a diferença de Dilma para a soma dos demais candidatos para algo entre 5 e 6 pontos e, na penúltima pesquisa feita em 27/09, aponta a tão comentada "sangria" francamente desfavorável a Dilma como uma possível dinâmica de reta de chegada com 2 pontos de diferença apontando para um segundo turno, segundo as manchetes da Folha e da Globo. Na última pesquisa, feita em 29/09, "corrigiram" para 3 pontos de diferença, dando-me a impressão, mais pela forma como deram o resultado que pelos números que colocavam, que a Folha não tinha mais fôlego para segurar aquela onda PIG até mais do que ali, sem colocar ainda mais em risco a credibilidade do Datafolha. Na linha otimista, acho que a Folha deve dar uma nova pesquisa amanhã ou depois, aproximando seus números um pouco mais dos demais institutos, para não pegar mal demais depois. Talvez isto explique Serra ter ido ao debate meio como quem já perdeu, sem colocar nem uma única questão para Dilma ... Os demais institutos, em 4 pesquisas feitas entre 21/09 e hoje registram a diferença entre os votos em Dilma e a soma de votos válidos nos demais candidatos entre 8 e 10 pontos... Inclusive com a da Vox (10 de diferença)e da Sensus (8 de diferença) e feitas no mesmo período entre 27 e 30 de setembro e a do Ibope (9 de diferença) entre 25 e 27 de setembro.
Será que sou eu que estou vendo chifre em cabeça de cavalo, será que não estou lendo os blogs onde estas coisas aparecem, ou será mesmo que esta lebre não esteja sendo levantada por pura bobeira, ou será por ser mais conveniente aproveitar a onda para se prevenir do já ganhou?
No dia 3/10 saberemos...


a[]s
RHB

P.S. Salvo engano, já em junho ou julho, salvo engano, no momento que todos os outros 3 institutos estavam registrando a ultrapassagem das indicações de voto em Dilma sobre a soma dos demais, o Datafolha dava, no mesmo momento Dilma 11 com pontos atrás da soma dos demais candidatos.