segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Vôte, Lula, que companhia arranjastes para voltar prá casa!

Lá na metade dos anos 80, quando os pestistas queriam tirar um sarro do pessoal do PC do B, entoavam a seguinte palavra de ordem: "Reformista, reformista, eu bem que te avisei: dormistes com Tancredo e acordastes com Sarney". Egresso da Arena e do PDS, o então neo-peemedebista José Sarney, como sabem todos, abiscoitou o cargo de presidente devido a inesperada doença e morte de Tancredo Neves, o candidato da Aliança Democrática no Colégio Eleitoral.

Pois, vinte e cinco anos depois, ao deixar a Presidência da República, com uma popularidade nas alturas, quem o Lula escolhe para acompanhá-lo de volta a São Bernardo? José Sarney. Depois de uma posse tão bonita, de discursos tão enfáticos, esse fato é não apenas constrangedor, mas também exemplar. Expressa com toda a clareza o realismo petista.

Votei na Dilma, e, aqui no RN, em sua maioria, em candidatos petistas ou apoiados pelo PT, mas não tenho mais idade de cultivar ilusões. Acho-me um tanto quanto, como diria o Tiririca, "abestado" por ter feito tantos discursos em defesa da superioridade ética da política petista. Em tempos idos, é claro. Bastante "idos", prá dizer a verdade...

O fato é que a sofreguidão com que a turma que ontem se pavoneava de campeão da ética hoje se entrega ao conturbênio com as elites, ah!, essa é tão triste que se torna rídicula. Agora, vá criticar! Serás levado à foguerinha para onde os companheiros desejam mandar todos os moralistas. Pois é, hoje em dia falar em ética, para o petismo, é moralismo.

Politicamente, prá variar, estou só. Já me acostumei com isso. E, em momentos como o de agora, repito o bordão do Macaco Simão: "vão indo, que eu não vou!". Fazer aliança com o Sarney? Pode... Agora, sair de bracinhos dados com o Rei do Maranhão até São Bernardo, isso não!, aí é demais para mim.

Um comentário:

Flávio disse...

Pois é profº desse jeito faz valer o velho ditado: "diga-me com quem tu andas..."
Mas, ao contrário do que pensas, não estás só!
abç,
Flávio