sexta-feira, 20 de maio de 2011

Professora do RN detona os Mubaraks da vida...

A Professora Amanda Gurgel, em vídeo que coloco mais abaixo e que já circula em todas as redes sociais, detonou a gestão da educação do Rio Grande do Norte e no Brasil. A construção social desse caos, que conta com o silêncio cumplíce de tantos, não é obra de um, mas de vários Mubaraks. Quando percebemos como são gastos os recursos da educação nos estados é que temos a dimensão da construção desse desastre.

Betânia Ramalho é uma técnica qualificada e bem intencionada. O cargo de secretária de educação é mais do que um abacaxi a ser descascado. Ela seguirá em frente, mas, agora, precisa redefinir a relação com os educadores do Rio Grande do Norte. O vídeo é um petardo. Cala fundo na nossa alma. E nada pode continuar seguindo da mesma forma após a sua exposição na internet. Nem Betânia, nem Rosalba e nem os deputados estaduais podem agir como Mubaraks.

Amanda Gurgel, queira ela ou não, tornou-se, assim como o tunisiano que se imolou em Praça Pública e detonou as revoltas que estão varrendo as plutocracias do mundo árabe, em um símbolo. Símbolo de uma situação que não pode mais perdurar e diante da qual, hoje, nenhuma força política do RN pode se dizer isenta de alguma responsabilidade pela sua emergência.

Um comentário:

Anônimo disse...

O vídeo é uma paulada, sobretudo se for visto como uma resposta a fala dos deps que falaram anteriormente a o próprio discurso da secretária de educação. Betânia Ramalho pode voar a qualquer momento.
Ainda que o abacaxi seja grande, há sempre aqueles grupelhos lutando para ocupar novos espaços. Tem gente que ainda não engoliu as chamadas "nomeações técnicas".
O argumento ideológico mobilizado que vem sendo delineado é que ela é uma grande técnica, mas apresenta pouca capacidade de negociação. Bingo! Espaço aberto para aqueles "políticos" com capacidade de negociação.

daniel