quarta-feira, 17 de junho de 2009

O racismo nada sutil do mundinho fashion


Leia abaixo o que foi publicado, há pouco, na Folha Online. Racismo cordial? Pois, sim...

Modelo negra vai ganhar menos da metade do cachê médio da SPFW, diz agente
VANESSA TEODORO
da Folha Online

Apesar de ter acabado de chegar da Ásia, onde realizou vários trabalhos, a modelo Juliana Nepomuceno, 18, vai ganhar apenas R$ 400 para desfilar para o estilista Ronaldo Fraga na SPFW (São Paulo Fashion Week). É o que afirma o agente Helder Dias, da HD, agência especializada em modelos negros do país.

Dias conta que, em média, as modelos brancas costumam ganhar R$1.500 para realizarem o mesmo trabalho. O pagamento de menor valor é feito para "new face" [modelo em início de carreira] , o que não é o caso de Nepomuceno, de acordo com o empresário.

"A maioria das modelos negras não ganham nada. Nesses nove anos de HDA eu só ouço isso, que as modelos não têm perfil e quando desfilam é para divulgar e dar visibilidade, não tem cachê. Quando tem cachê, demora cinco meses para receber", diz.

Segundo o empresário, a modelo passou três anos fora do Brasil e trabalhou em diversos países. Mesmo tendo voltado com um material profissional, ela só fechou um desfile, que foi confirmado na última sexta-feira.

Em relação a política das cotas para que modelos negros desfilem na SPFW, Dias acredita que, como o mercado da moda não está dando essa oportunidade espontaneamente, a lei irá incentivar a discussão da inclusão de negros, pardos e índios nos desfiles brasileiros.

"Trabalhar com modelos negros é uma paixão, mas se fosse depender de moda para minha agência estar há nove anos no mercado, ela já tinha fechado no primeiro ano", declara.

Nenhum comentário: