terça-feira, 20 de outubro de 2009

Uma visita incômoda

Ao que tudo indica está confirmada a visita do Presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, ao Brasil em fins de novembro. Digo tudo indica porque já se anunciou antes a vinda desse, digamos, indesejável visitante.

O Governo Lula vai indo bem. Qual o sentido de se comprometer fazendo salamaleques para uma figura como o presidente iraniano, profundamente identificado com o fundamentalismo islâmico e marcado por desastradas afirmações anti-semitas? Será apenas a expressão da eterna capacidade dos petistas em, quando tudo parece caminhar, fazerem alguma patuscada para entornar o caldo?

Começo a duvidar que se trate de algo mais sério. Ora, o Governo Lula, ao menos até agora, tem acenado com indisfarçável simpatia para os inimigos de Israel. E o próprio presidente, que tantas viagens internacionais fez, quantas vezes visitou Israel? Por favor, lembrem-me...

Há ainda que se pesar a complacência do governo brasileiro em relação à perigosa aproximação de Hugo Chaves com o Irã. Chaves que, é bom não esquecer, há algum tempo expulsou religiosos judeus da Venezuela.

Nenhum comentário: