sexta-feira, 22 de outubro de 2010

TODOS OS BELOS CAVALOS

Foi o meu amigo José Júlio, professor de sociologia na Universidade Estadual de Londrina, há quase uma década, que me emprestou o livro. Deixei-o na estante. Não sei bem o porquê. Talvez isso também aconteça com você. Você compra ou ganha um livro e aí, sabes lá porque razões, fica adiando indefinidamente o início da leitura.

Foi o que aconteceu comigo em relação ao livro TODOS OS BELOS CAVALOS. Escrito por Cormac McCarthy, editado no Brasil pela Companhia das Letras, com a sempre caprichosa (eu diria sempre uma obra de arte!) tradução de Marcos Santarrita,descobri que o romance é como um bom vinho: você degusta até a última gota. Quanto mais você avança na leitura, mais lamenta que esteja chegando ao fim de um verdadeiro processo de iniciação.

TODOS OS BELOS CAVALOS tem alguma semelhança com O APANHADOR NO CAMPO, de J.D. Salinger. Ou, se você é mais ligado em cinema, com o filme CONTE COMIGO, estrelado pelo inesquecível River Phoenix. Com uma diferença bem básica: o livro de McCarthy, embora seja uma obra sobre a passagem para a vida adulta, é duro com as pedras das planícies cavalgadas pelo personagem principal. Tal como no livro de Salinger, é ambientado nos anos 1950. Mas McCarthy não foca no social, mas na força e nos desafios de construção do indivíduo. Nos seus sonhos, delírios, experimentações, decepções e vitórias.

Eu peguei o livro para ler na viagem para Brasília, no domingo. Quando cheguei no Aeroporto, após as três horas e meia que separam Natal da capital da república, já havia lido as cem primeiras páginas. Na segunda-feira, após o trabalho, enfurnei-me no quarto do hotel e terminei a leitura.

Foi um bom presente, esse que eu me dei: o de ler, em meio a loucura desta semana que vai chegando ao fim, esse grande romance. Se você o encontrar em qualquer livraria, não vacile: compre-o e deguste-o também.

Valeu, Júlio. Te devo essa, cara. Logo, logo, a gente toma umas cervejas no Gelobel para colocar os papos em dia.

2 comentários:

Gilson Rodrigues disse...

Caríssimo Edmilson, infelizmente vossa preciosa indicação de livro, que soou bastante sedutara, está esgotada na editora. No entanto, existem muitos em sebos virtuais a espera de compradores. Abraços!!!

Edmilson Lopes Júnior disse...

Grande Gilson!

Cara, vale a pena comprar e ler o livro. É, realmente, uma viagem. Muito boa...

Edmilson Lopes