quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Dilma corta e a elite lhe faz corte

Ruim, muito ruim mesmo, esse corte de 50 bilhões anunciado pelo Governo Federal ontem. É, mais uma vez, o medo vencendo a esperança. O racionalismo malsã dos economistas que se guiam pelo mainstream dominando a perspectiva mais chã dos desenvolvimentistas.

Deve ser por isso que a grande mídia se derrete em elogios e salamaleques à Presidenta. Na CBN ou na TV Globo, o tom foi o mesmo.

E o PT, o que fará? Em nome do realismo, enfiará a viola no saco e passará a defender o programa de ajustes e recortes?

Bom, foi prá não acontecer isso (o corte) que muita gente, inclusive eu, preferiu Dilma e não o Serra. Agora, prá variar, nos enfiam esse punhal nas costas...

2 comentários:

Dennys Lucas disse...

é professor,

presentão nos #PT31Anos

Anônimo disse...

Prof.,

Em primeiro lugar, veja como sou assíduo, rs.

Mas, veja bem, é preciso separar o ajuste fiscal de FHC, que era horizontal, afetando o custeio e os programas sociais; e o ajuste de Dilma, que não afeta investimento e nem programa social.

Agora, qual foi a razão para Dilminha cortar 2% do orçamento?

A resposta está no desequilíbrio monetário criado pelo plano de recuperação do Obama e pela política cambial chinesa.

Como assim? Esses 50bi, em tese, se a tesoura for desse tamanho, servem para recolher os dólares que entram aqui, evitando uma desvalorização do nosso real.

Veja bem: existe um aumento dos juros praticado pela autoridade monetária para manter a economia em voo de cruzeiro. Essa medida atrai dólares, que precisam sair de circulação... precisam ser comprados e engordarem as reservas, majoritariamente aplicadas no tesouro americano. Paga-se juros daqui e recebe-se juros de lá...

Só que a grana pra retirar os dólares tem de sair de algum lugar. Tem vindo de déficit. Isso tem causado uma fragilidade na nossa economia. É uma coisa que pode nos derrubar, e não é para depois de amanhã... é crise no horizonte, se a recuperação das economias centrais não começar e enxugar os dólares.

Não acontece isso só no Brasil, não! Acontece em outros emergentes. A situação pode ficar insustentável e começar um segundo ciclo de crise mundial, mas agora nos emergentes.

Agora, com déficit nominal zero, o nosso país vai consolidar o ciclo de desenvolvimento.

É muito diferente de FHC: ajuste fiscal e privatização que nunca foram acompanhados de superávit nas contas públicas. FHC vendeu tudo e a dívida saltou de 30 p/ 60% do PIB.

Nós não vamos acabar com o déficit com esses 50bi. Mas a projeção é segurar o custeio e crescer economicamente.

O que nos trará de bom o superávit? Juros reais compatíveis com a média mundial, de 2%, em 2014.

O corte de 50bi já era conhecido antes desse anúncio. Não é novidade. Gostei da presidenta, espero muito uma reforma administrativa, que não vai agradar aos setores da sociedade civil que são os mais organizados.

Em breve, Dilminha anuncia redução de encargos trabalhistas para desonerar a contratação formal. Quem não tem oportunidade de ter emprego como carteira assinada (eu só tive 1 mês em toda a minha vida, estou incluído), poderá ter. Poderá financiar uma casa própria (que sonho distante... já pensou?)... mas essa redução sem prejuízo ao trabalhador só é possível com essa tesourada no começo.

Nem precisa chegar ao fim de ano com esse corte, em geral há um afrouxamento qdo a economia responde bem.

Abs.

Anderson