quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Diminuição da violência?

No jornal VALOR ECONÔMICO, a melhor leitura que você pode fazer na imprensa brasileira, colho um artigo dando conta da queda do número de vítimas de balas perdidas no Rio de Janeiro. Uma boa notícia, isso sim! Consequência da implantação das UPPs? Confira abaixo:

Número de vítimas de balas perdidas no RJ cai 32,1% no semestre


Por Agência Brasil RIO – O número de casos de vítimas de balas perdidas no Estado do Rio de Janeiro teve queda de 32,1% no primeiro semestre, em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo relatório divulgado nesta quarta-feira pelo Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro (ISP), que faz pesquisas sobre criminalidade e violência.

De acordo com o relatório semestral, de janeiro a junho de 2010 foram 84 vítimas, sendo 11 fatais. Já no mesmo período de 2011 o número caiu para 57, com seis vítimas fatais. No relatório consta ainda que todas as vítimas são homens, a maioria entre 18 e 29 anos de idade.

Para o sociólogo e especialista em violência urbana, Ignácio Cano, “as diminuições dos confrontos armados por disputa de território para venda de drogas e do número de homicídios acarretam redução dos registros de vítimas de balas perdidas”.

O especialista explicou que a implantação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) em comunidades cariocas também contribuiu para a redução dos casos. Mas afirmou que há muito trabalho a ser feito.

"Sem dúvida as UPPs devem influenciar [os números], porque causam impacto nos locais, sejam sociais ou de segurança. Mas não podemos esquecer que temos 18 unidades em um total de mais de mil comunidades espalhadas pelo Rio. Se fossem só as UPPs não teríamos uma redução desse calibre”.

O relatório mostrou ainda que no triênio 2008-2010 houve diminuição no número de vítimas fatais de balas perdidas.


(Agência Brasil)

Nenhum comentário: