quinta-feira, 22 de setembro de 2011

A privatização da Universidade

A privatização da Universidade pública é insidiosa e ocorre sob formas sutis. Confira como lendo trechos de uma matéria publicada hoje no jornal FOLHA DE SÃO PAULO.


Professor usa laboratório da USP para dar curso pago
Depois de receber críticas, universidade suspende uso de instalações
Estudantes de fora da instituição pagavam R$ 1.980 para ter treinamento no laboratório de medicina

FÁBIO TAKAHASHI
DE SÃO PAULO

Professores da Faculdade de Medicina da USP utilizaram um laboratório da instituição pública para oferecer um curso de extensão pago.
Ao menos três turmas, com 110 alunos no total, se formaram no curso -a maioria médicos de fora de São Paulo, ou seja, estudantes que não são da faculdade.
Segundo o site que ofereceu vagas, o treinamento prático e teórico custou R$ 1.980.
Um atrativo era o certificado assinado pelo professor titular Irineu Velasco, da disciplina de emergências clínicas, ex-diretor da faculdade.
Alunos e funcionários da faculdade tomaram conhecimento do curso há algumas semanas e passaram a pressionar a direção da escola.
Ontem, um dia após questionamento da Folha, a direção da faculdade afirmou ter suspendido o curso.
Incomodou parte da faculdade o fato de o laboratório de uma instituição pública -modernizado em 2009 com recursos públicos e privados- ser utilizado para a realização de curso pago, ainda que aos finais de semana.
Também houve a suspeita de que a extensão -chamada Treinamento em Habilidades e Procedimentos em Emergências- poderia ser usada como preparação de candidatos para a prova de residência da faculdade. Isso deixaria os estudantes da faculdade em desvantagem na hora de tentar uma vaga na residência.
(...)
ASSINANTE UOL LÊ A MATÉRIA COMPLETA AQUI.

Nenhum comentário: