Confira, na última edição online da sempre ótima revista Mana, o artigo "Imagem social ou luta política e cultural pelo controle do mercado". De autoria do pesquisador Gilles Laferté, o artigo é uma interessante análise da relação entre mercado e identidade. Leia abaixo o resumo:
"A partir de uma história dos usos da noção de identidade, na França, pode-se isolar uma compreensão essencialista própria ao senso comum e a alguns trabalhos de ciências sociais e uma outra, construtivista, que se impôs amplamente nas ciências sociais contra a noção de cultura, consagrando a fórmula hoje corriqueira da construção de identidades. Parece-nos que os ganhos heurísticos trazidos pela fórmula estão atualmente esgotados, já que tendem a privilegiar a análise de discursos em detrimento daquela das práticas, conferindo uma visão excessivamente plástica ao social. Desejando reintroduzir as instituições e as estruturas sociais diretamente na análise, propomos um vocabulário alternativo, em torno das identificações, imagens sociais e pertencimento. Desenvolvemos, então, o caso da construção de uma imagem social, aquela da Borgonha na III República, para dar a justa medida do conjunto das evoluções estruturais e institucionais indispensáveis ao êxito de uma mudança discursiva sobre os territórios.
Palavras-chave: Construção de identidades, Imagem social, Mercado de vinhos, França, Entre guerras"
quarta-feira, 9 de setembro de 2009
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