terça-feira, 1 de setembro de 2009

Te cuida, Natal

Reproduzo abaixo matéria postada no Ex-Blog do César Maia. Para aumentar um pouco a tensão dos que nos venderam a Copa de 2014 como a salvação da lavoura na esquina do Atlântico.

"COPA 2014: CIDADES PODEM DEIXAR DE SER SEDE!

1. Foi de 3 anos e meio o período entre o início da obra do Engenhão e a entrega para o jogo de estreia. Uma área livre, onde as únicas dificuldades foram desarmar um galpão tombado, transferir trens fora de uso e uma linha de abastecimento de água. Um estádio de 45 mil pessoas, que pode ser ampliado para 60 mil, obedecendo as normas técnicas da FIFA e do COI, no caso da pista de Atletismo. Agora, partindo de janeiro de 2010, até janeiro de 2013 (estádios prontos para a Copa das Confederações em junho), temos 3 anos cravados.

2. Na coluna Panorama Esportivo (Globo, 29/08), JL. Rodrigues e M. Fonseca voltam a alertar para os atrasos e lembram que a FIFA deu datas firmes, e cidade que não cumprir, perde o mando dos jogos e será substituída por outra já selecionada. Por exemplo: se são 12 cidades e 2 não cumprem, passam a ser 10. Na coluna, informam que "as plantas de cada estádio tem que ser enviadas até sexta-feira, 04/09. No início desta semana vence o prazo para o estudo sobre viabilidade econômica, e em fevereiro de 2010 as obras devem estar licenciadas para pronta execução.

3. E citam o presidente da CBF: "O não cumprimento desse cronograma poderá levar a desqualificação da cidade-sede pela FIFA". Os estádios questionados foram Morumbi (que terá que refazer o projeto), Cuiabá e Manaus (ajustar os projetos) e Rio, pela lentidão da conclusão da licitação para a concessão do estádio e parcerias.

4. Os atrasos e problemas para 2014 afetam a credibilidade para JJOO-2016."

Nenhum comentário: