quinta-feira, 17 de junho de 2010

Fundamentalismos

Desde ontem, aqui na UFRN, realiza-se o V Colóquio Internacional de Ciências Sociais. A temática central do evento é o fundamentalismo. Ontem, em palestra magistral, o Professor Antônio Flávio Pierucci (USP) abordou o tema, resgantando a história da Revolução Iraniana e do nascimento do fundamentalismo protestante nas primeiras décadas do século XX nos EUA. A análise do Pierucci coloca algumas dúvidas nos que apontam o radicalismo xiita como expressão única do fundamentalismo.

Bueno, olhando agora, como faço toda vida ao chegar ao trabalho, as notícias disponíveis no EL PAÍS, deparei-me com a matéria abaixo. Dá o que pensar. O apego ao texto sagrado como guia das ações cotidianas, ou, em linguagem de Giddens, "à verdade formular", em qualquer religião, traduz-se em fundamentalismo e em intolerância.


Jerusalén se tiñe de negro
Miles de ultraortodoxos protestan contra una decisión judicial que obliga a que alumnas judías de origen europeo compartan clase con judías de origen árabe
ANA CARBAJOSA - Jerusalén - 17/06/2010






Decenas de miles de judíos ultraortodoxos han tomado las calles de Jerusalén para protestar por una decisión judicial que obliga a decenas de padres a que sus hijas, judías de origen europeo estudien junto las alumnas judías de origen árabe. Los haredim, como se conoce a los judíos ultraortodoxos consideran el dictamen una intromisión inaceptable en los asuntos educativos de su comunidad.

Leia mais aqui.

Nenhum comentário: