terça-feira, 15 de junho de 2010

Manoel da Conceição começa greve de fome contra entrega do PT ao sarneysismo


Estive no estado do Maranhão no comecinho de março. A discussão que rolava em todas as rodas era a respeito da posição do partido na eleição para o governo do estado. Meus amigos maranhenses apostavam as suas fichas em Flávio Dino, mas temiam que a Articulação (ou Campo Majoritário ou Tchurma do Zé) pudessem melar o processo e levar a sigla para os braços do sarneysismo. O que significa(va) apoio à reeleição da Governadora Roseana Sarney.

Eu ainda estava por São Luis quando o Presidente do PT, o José Eduardo Dutra, foi acompanhar a convenção do partido. Ao invés de se manter distante da disputa estadual, o presidente pestista pareceu mais um soldado do sarneysismo: foi recebido no Palácio e fez os salamaleques devidos aos potentados locais.

Realizada a convenção, por não mais que dois votos, prevaleceu a dignidade e o PT local decidiu ficar com a candidatura de Flávio Dino. Denúncias de malas de dinheiro já pipocavam então. Mas, dada a vitória, meus amigos maranhenses ficaram aliviados. Cantaram vitória cedo demais. O sarneysismo caiu em campo e, dizem não poucos, com meios, digamos, pouco ortodoxos passou a convencer delegados petistas a mudarem de posição. A direção nacional do PT, sempre pronta a agradar o sarneysismo, assumiu a defesa da manobra e se prepara para intervir no PT local. Em nome da eleição da Dilma, claro.

E quem é Flávio Dino (PC do B)? O combativo e atuante deputado federal é ex-juiz e ex-militante do movimento estudantil. E alguém que não apenas faz parte da chamada base de apoio do Governo Lula, mas se destaca na firmeza com que defende o governo. E, como indicam as pesquisas eleitorais (daí o desespero do sarneysismo), tem tudo para derrotar Roseana. Quer dizer, teria. Porque, no meio do caminho, o PT está se transformando em uma pedra.

O script ia seguindo conforme os sonhos da Tchurma, mas eis que, do passado, ressurge a figura de Manoel da Conceição. Petista histórico, lá das origens, Conceição é uma lenda viva da luta dos trabalhadores rurais não apenas do Maranhão, mas de todo o nordeste. Eu tive a oportunidade de conhecê-lo aqui em Natal. Uma figura realmente extraordinária. Comparável ao Apolônio de Carvalho. Pois bem, o Manoel da Conceição decidiu entrar em greve de fome contra a entrega do PT ao sarneysismo. Agora a direção nacional vai ter que descascar essa batata quente.

Confira abaixo mais informações a respeito do imbroglio.

Petista histórico adere a greve de fome e preocupa time de Dilma
Com saúde frágil, fundador do partido tem histórico de militância contra família Sarney e contesta intervenção em favor de Roseana
Ricardo Galhardo, iG São Paulo 14/06/2010 19:39


Quando o deputado Domingos Dutra (PT-MA) anunciou que entraria em greve de fome contra a decisão da cúpula nacional do PT, que obrigou opartido a apoiar a reeleição da governadora Roseana Sarney (PMDB) no Maranhão, pouca gente na direção do PT deu importância. “Se depender do PT ele vai morrer de fome”, disse um dirigente.


A situação mudou de figura no último domingo, durante a convenção que oficializou a candidatura de Dilma Rousseff à Presidência, quando chegou ao conhecimento da direção partidária que Manoel da Conceição havia aderido à greve de fome de Dutra. “Isso é sério”, disse o secretário nacional do PT, José Eduardo Cardozo, quando soube da notícia.

Um comentário:

Beto disse...

Pois é companheiro, de doer na alma. Acho que desta vez Manoel está dando seu troco e o imbroglio pode ficar bem grande, com a disputa eleitoral de amplificador. Como não lembrar daquele Manoel da Conceição lá de 1980, sempre meio brabo,neste ponto bem diferente de Aplolônio, mas sempre tão lúcido e disposto? Acho que Zé Eduardo Cardoso tem toda a razão: se a coisa for adiante e acontecer algo a Manoel da Conceição vai ficar muito mal para o PT. De outro lado, não consigo imaginar Manoel da Conceição entrando nesta para não ir até bem longe. Em particular vai ficar muito mal para Lula, depois das bobagens que disse sobre greves de fome em Cuba.
abraços
Beto