segunda-feira, 11 de abril de 2011

Eleição no Peru



Crescimento econômico chinês, cerca de 8% ao ano, mas uma enorme incapacidade de incluir os mais pobres e de enfrentar as desigualdades sociais e regionais, esse o retrato sem retoques do governo do Presidente Alan Garcia. Governando pela segunda vez o país, agora ancorado em um ideário liberal e contrário ao que nacionalismo estatista que o guiava no primeiro mandato, no final da década de 1980, Garcia termina o mandato com uma popularidade tão baixa que não teve sequer um candidato presidencial de seu partido nas eleições de ontem.

Ele, como a elite e classes médias locais, joga as fichas na candidatura de Pedro Pablo Kuczynski. Economista, formado nos EUA, Kuczynski teve sua candidatura inflada nos últimos dias. E, ao que tudo indica, abiscoitará o segundo lugar na eleição, ultrapassando Keiko Fujimori, o que o levará a enfrentar o candidato mais identificada com os mais pobres e com a população indígena, o nacionalista Ollanta Humula.

Acho que vale a pena acompanhar o que ocorre no Peru. O crescimento econômico do paíso credencia com um dos parceiros ideais para a ampliação e consolidação do mercado comum sul-americano.

Nenhum comentário: