terça-feira, 5 de abril de 2011

O próximo presidente do Peru...


O cara da foto aí acima, ex-comandante militar, nacionalista com tinturas de esquerda, poderá ser o próximo presidente do Peru. É um egresso da guerra suja da época em que o Sendero Luminoso, alucinado em seus delírios maoistas, provocava umas das maiores tragédias políticas deste sofrido continente.

Bom. É o que dizem as pesquisas de opinião (sempre elas!). Ollanta Humula, esse o nome dele, lidera todas as pesquisas.

Há a possibilidade de um segundo turno entre (vejam só!) entre o Humula, que já foi identificado com o chavismo, e a filha de (argh!) Aleberto Fujimori, Keiko Fujimori.

A Keiko (olha que surpresa!) defende a legalização da união civil para os homossexuais e a despenalização do aborto. Isso é que é direita inteligente, não é? É a candidata que arrebatou o papel de representante da modernidade. Não por acaso, os jovens, que eram crianças durante os anos de chumbo de Fujimori, estão encantados com ela.

Tem gente desesperada com esse cenário. O escritor e Prêmio Nobel de literatura Mário Vargas Llosa, por exemplo, afirmou que um segundo turno entre os dois (Ollanta e Keiko) seria como escolher entre o "câncer" e a "aids"...

Acompanhemos o desenrolar desse inusitado processo eleitoral.

Nenhum comentário: