domingo, 4 de abril de 2010

Eleições na UFRN: a candidatura de Cipriano Maia

Cipriano Maia, atual Pró-Reitor de Extensão da UFRN, tem se colocado com um dos candidatáveis à sucessão do Professor Ivonildo Rego. A seu favor, Cipriano tem uma gestão eficiente e reconhecida à frente de uma pró-reitoria que não chega a ser exatamente uma vitrine. Igualmente significativa tem sido a sua atuação destemida e crítica nos colegiados superiores.

Nos dois espaços, Cipriano tem tomado a inclusão como mote de sua ação. Algo que se coaduna com a sua longa trajetória como profissional e gestor do SUS.

Contra Cipriano, de forma um tanto sorrateira, gesta-se um discurso pseudo-meritocrático e apolítico, que procura identificá-lo como um outsider no "mundo acadêmico", alguém muito bom para ser pró-reitor, mas, ainda, sem as "credenciais" para ser Reitor. Parece piada, mas não é. E o pior: tem quem leve a sério essa conversa mole...

Mas, deixando a politiquice e as baixarias de lado, o fato é que Cipriano tem todas as condições de enfrentar, de igual para igual, em todos os quesitos importantes a serem abordados em um processo eleitoral para Reitor, todos os demais candidatos(as) que têm aparecido nas conversas dos corredores da UFRN.

Voltarei ao assunto...

Nenhum comentário: