quarta-feira, 24 de novembro de 2010

O envelhecimento dos quadros administrativos no RN

Há um envelhecimento dos quadros administrativos tradicionais. E uma ausência de pessoas novas e capazes de lidar com a máquina. As novas gerações, especialmente os filhos da elite local, foram formados para se dar bem na iniciativa, se possível, de costas para o Estado. Este, sempre apreendido de forma negativa. O resultado é um deficit que ameaça a sustentabilidade política dos mais diversos grupos políticos.

A situação crítica da administração municipal de Natal é, nesse sentido, exemplar. Faltam quadros competentes, tanto do ponto de vista técnico quanto político, para fazer a máquina funcionar. E a receita de sempre, prá varia, é seguida: contratar consultorias para a produção de diagnósticos e proposições. A FGV esteve aqui. Os resultados, pífios. E nem poderia ser diferente, convenhamos. Nem toda a competência técnica da renomada instituição pode preencher um vazio que foi sendo gestado durante anos.

A situação, pelo que acompanho da leitura dos jornais, parece não ser muito diferente no Governo do Estado. Tanto assim que a Governadora eleita, Rosalba Ciarline (DEM), enfrenta dificuldades em dimensionar sua equipe de governo (muito especialmente o segundo escalão, muito mais responsável diretamente pela lida cotidiana com a estrutura do Estado).

A ideologia anti-Estado foi uma esperteza, sem dúvidas. Permitiu a políticos em franco declínio um bote de salvação. Velhos oligarcas e seus rebentes passaram a posar de moderninhos. Mas, como sói ocorrer com os atores, acreditaram em demasia nos personagens que representaram. Agora, estão aí em busca de "cavalos" que aceitam carregar as suas políticas.

Por outro lado, criou-se acá um ambiente ideal para a ascensão de carreiristas bons de lábios e deficientes em competência técnica, além de aleijados morais.

Uma outra cultura, de reconstituição do Estado, algo que, em certa medida, vem sendo feito em nível federal, precisa ser iniciado urgentemente no Rio Grande do Norte. Desafortunadamente, o DEM engoliu e se intoxicou demais com ideologia. Essa situação pode ser desastrosa para o Governo Rosalba. E, mais ainda, para as ambições políticas do Senador José Agripino.

Nenhum comentário: