sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Sobre a deputada Fátima Bezerra

Pessoas desinformadas ou incapazes de enfrentar qualquer crítica, pobres almas!, alimentam a idéia de que eu, por tecer críticas, seria um adversário (euzinho?) da Deputada Fátima. Besteira pura!

Fátima prescinde do meu apoio e das minhas opiniões. E isso é mais do que bom. É ótimo.

Mas o que eu acho? O que eu penso? Quem se interessa? Pouca gente, certamente. Mas, nem por isso, deixo de meter o bedelho em tudo. É o que farei agora, até para responder a uma questão formulado por Bruno Costa, em comentário no post abaixo. Começo por dizer que Fátima não é uma parlamentar brilhante no teatro da atuação legislativa. O contrário de Mineiro e de José Agripino, dois parlamentares realmente brilhantes.


Uma outra coisa é que Fátima ainda está queimada como candidata à prefeita de Natal. A forma de construção da sua candidatura (atropelando todos internamente no PT e nos partidos aliados) e a trilha seguida pela sua campanha fizeram isso.

Colocado os "senões", vamos ao que interessa. E o que interessa? O que interessa é que Fátima é uma grande parlamentar pela sua capacidade de articulação e pela sua competência em intermediar contatos dos atores locais com os aparatos do Estado em Brasília. E isso é política. Pode não ser a que você ou eu (mais uma vez euzinho) gostaríamos que se fizesse, mas, convenhamos, aí é outra conversa...

Outra coisa: Fátima é aguerrida e tem disposição para o combate. Não são os amigos que dizem isso, mas os seus adversários. O que é uma boa credencial, convenhamos.

E aí, Fátima está "condenada" a ser deputada federal pelo resto dos seus dias? Apesar de essa condenação não ser de toda tão desprezível assim (especialmente para quem quem tem jeito e gosta do jogo político), acho, sinceramente, que não. Penso que Fátima tem tudo para alçar vôos maiores.

Um vôo mais do que razoável para ela seria o senado. Se o PT do RN tiver algum projeto de crescimento, deve se unir em torno dessa possibilidade. Em 2014, poderia bancar essa candidatura. Seria um ganho significativo para a esquerda potiguar.

Para que isso ocorra, entretanto, é necessário pensar grande e fazer política com P maiúsculo. Está o PT do RN preparado para isso? É esperar para conferir!

Nenhum comentário: