sexta-feira, 26 de novembro de 2010

A montagem do Governo Dilma

E o Governo Dilma vai sendo montado. Em parte, nesse primeiro momento, a influência de Lula, patrocinador da candidatura vitoriosa, tende a ser realmente muito grande. Tudo dentro do esperado.

Quanto aos nomes, até o momento, eles realmente bons. Uma continuidade sem rupturas com o que vinha dando certo no Governo Lula. A melhor, de longe, indicação é do Ministro Guido Mantega. Competente e com capacidade de entender o jogo das relações comerciais internacionais, Mantega será um bom fiel da balança em um governo que terá como Chefe da Casa Civil o ex-ministros Antonio Palocci. alguém chegado até demais aos ditames do chamdado "mercado".

Já Paulo Bernardo para o Ministério da Saúde é, acreditem!, uma aposta de risco moderado. Bernardo é um bom administrador e um grande articulador político. Tem tudo para se dar bem nesse espinhoso cargo.

Miriam Belchior, no Planejamento, é uma aposta segura. Competente e experiente, além de merecedora da confiança de Lula e de Dilma, Miriam terá a tarefa de dar continuidade a uma gestão muito qualificada como foi a de Paulo Bernardo.

Minha angústia, agora, é saber se o Haddad vai continuar ou não na condução da Educação. Torço, vivamente, que sim, que o ministro consiga derrotar os inimigos de fora (e, especialmente, de dentro) que querem-no fora da Esplanada. Para o bem da educação.

Nenhum comentário: