quarta-feira, 13 de abril de 2011

GT discutirá violência e punição no Encontro da ANPOCS

Saiu a lista de GTs para o encontro anual da ANPOCS. Destaco, hoje, aquele que será coordenado pelos colegas Carlos Henrique Aguiar Serra (UFF) e Marcos César Alvarez (USP). As inscrições de trabalho devem ser feitas até o dia 09 de maio. Leia a ementa do GT aí abaixo.


GT38 - Violência, criminalidade e punição no Brasil

Ementa:

As sociedades contemporâneas têm enfrentado desafios crescentes no que diz respeito ao crime e às instituições voltadas para seu controle, ao conviverem com taxas crescentes de criminalidade e de encarceramento. Uma abordagem que coloque tais fenômenos em perspectiva pode propiciar a emergência de novos repertórios práticos e simbólicos que criem linhas de fuga diante dos aparentes consensos que demarcam as ações na área. Embora as Ciências Sociais no Brasil tenham avançado nos estudos e pesquisas voltados para as questões da violência, da segurança e da justiça criminal, a reunião de trabalhos que tenham como eixo comum a abordagem que conjugue Sociologia e História permitirá aprofundar o conhecimento destas questões. O GT abre-se tanto para discussões teóricas que tratem do tema da punição e de suas transformações na contemporaneidade, quanto para trabalhos que problematizem as percepções e teorias sobre punição no Brasil, bem como as mutações de nosso sistema de justiça, do sistema prisional e temas correlatos.


Para maiores informações, você deve acessar o site www.anpocs.org.br.

2 comentários:

Flávio disse...

Como sei que acompanhas discussões sobre teoria social indico o GT24 -O pluralismo na teoria contemporânea

Coordenadores: Frederic Vandenbergue (IESP/UERJ), Cynthia Hamlin (UFPE)

Ementa: O objetivo deste Grupo de Trabalho é discutir a produção teórica desenvolvida no Brasil, tornando visível a pluralidade de perspectivas teóricas e meta-teóricas que têm orientado as pesquisas sociológicas no país. Como ocorreu em ano anterior, a Seção Temática será dividida em três eixos principais: filosofia das ciências sociais, teoria social e teoria sociológica. O primeiro eixo caracteriza as discussões de cunho meta-teórico relativas às concepções ontológicas, epistemológicas e normativas que informam as ciências sociais contemporâneas. O segundo eixo diz respeito as questões teóricas transdisciplinares da vida social, como ação, ordem, poder, identidade etc. Por fim, o terceiro eixo focará temas envolvidos nos diagnósticos do mundo contemporâneo, como modernidade, capitalismo, globalização, e que têm caracterizado a produção sociológica atual.


Um discussão interessante!
Saudações campineiras.

Anônimo disse...

E a ANPOCS continua no "lugar central", Caxambu?
Quando vamos mudar o nosso mundo?

Ass: Anderson