quinta-feira, 30 de outubro de 2008

A posição de Dennis Lucas sobre a greve dos policiais civis paulistas

Aluno de ciências sociais e militante do movimento estudantil, Dennis Lucas é um interlocutor crítico e inteligente. Me sinto privilegiado com a sua leitura deste blog. Enviou-me um comentário a respeito da postagem que eu fiz sobre a foto de um policial civil esbofeteando um motoqueiro em uma manifetação ocorrida em São Paulo. Trata-se de um evento relacionado à greve da categoria. Comprometido com as causas sociais, Dennis questiona minha posição. Reproduzo abaixo o seu comentário:

Olá, professor!
Acho que somente esta ação não pode significar a "derrota moral" de um movimento da espessura que este se tornou... Acho um recorte muito pequeno, principalmente diante da pressão social que este movimento vem sofrendo, muito fortemente encabeçada pelo espaço que a mídia vem dando para um dos lados..."


Registrada a posição do meu interlocutor.

Minha posição:

Talvez tenha exagerado em falar em "derrota moral" do movimento, mas o gesto captada pela foto publicada na Folha de São Paulo (e reproduzida neste blog no post Sem razão) é, do meu ponto de vista, expressivo de uma certa "lógica" (no contexto, a palavra está pervertida, com certeza!) de defesa dos interesses de determinadas categorias de servidores públicos. Todos sabemos que essa greve está entrecortada por outros vetores (dentre eles, a disputa paulista entre PT e PSDB com vista às melhores posições para 2010), mas o que aquela forma anuncia é a supremacia da boçalidade autoritária. E, queira me desculpar amigo Dennys, quando um movimento coletivo qualquer produz aquele tipo de cena, acredito, é hora de repensá-lo.

Por enquanto, é isso. Por favor, não abandone a leitura deste espaço. E pode usá-lo como quiser. Ele é, sem demagogia e na medida do possível, pluralista.

Nenhum comentário: