quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Uma análise sociológica do Bolsa Família

Com competência analítica, a Professora Celia Lessa Kerstenetzky investiga o alcance do Programa Bolsa Família em um artigo publicado no número mais recente da revista DADOS, do IUPERJ. O título do artigo é "Redistribuição e desenvolvimento? A economia política do programa bolsa família*". Leia abaixo um trecho da introdução do referido texto.


"Nos dias que correm, países em desenvolvimento vêm buscando estratégias que conciliem a redução da pobreza e da desigualdade com o desenvolvimento. Políticas sociais - em particular a nova geração de programas de garantia de renda implementados na América Latina e em países do continente africano nos últimos anos - integram pacotes de desenvolvimento comprometidos com esses objetivos. Nos programas de renda garantida, a conexão entre redistribuição e desenvolvimento se daria pela focalização nos mais pobres e pelo condicionamento dos benefícios à educação das crianças, o que aumentaria suas capacitações futuras.

O que se pode aprender com a experiência brasileira recente de redistribuição de renda? É esta claramente um caso de política de desenvolvimento? "

Leia o artigo completo. Acess-o aqui.

Nenhum comentário: