quarta-feira, 10 de março de 2010

Mais sobre cotas para negros nas universidades

Ontem, no seu blog hospedado no site da revista VEJA, o jornalista Reinaldo Azevedo espinafrou com o Professor Marcos Nobre. O motivo? Uma coluna escrita pelo docente de filosofia da USP. Tive o privilégio de ser aluno de Marcos Nobre em um curso rápido no IUPERJ. Nele, demonstrou competência e capacidade crítica. A sua produção intelectual mais recente também confirma essa impressão. É um cadinho triste vê-lo massacrado por ter criticado... Demóstenes Torres.

A COTA DO DEM
MARCOS NOBRE – FOLHA SP
O SENADOR DEMÓSTENES Torres (DEM-GO) resolveu entrar de sola na disputa sobre políticas de reconhecimento nas universidades públicas. Falando contra as chamadas “cotas”, disse barbaridades várias. Falou, por exemplo, do escravo como “principal item de exportação da economia africana” até o início do século 20. Discorreu sobre uma pretensa “integração da casa-grande com a senzala, ainda que com dominação”, tendo sido a dita “integração”, segundo ele, “muito mais consensual do que gostaria o movimento negro”.

Entre outros, Elio Gaspari e Luiz Felipe Alencastro, na Folha de domingo último, já mostraram a infâmia de tais afirmações. A questão que fica é: por que o senador decidiu colocar o brucutu na praça neste momento? E a pergunta cabe porque, por incrível que pareça, Demóstenes Torres é o mais próximo de um ideólogo de que dispõe o seu partido.

A resposta mais plausível para essa defesa abrupta e ríspida de teses infames é: porque o DEM está encurralado. A prisão de José Roberto Arruda foi o golpe de misericórdia que diminuiu ainda mais o já exíguo espaço da mais autêntica direita brasileira.

Demóstenes Torres foi o primeiro a pedir a cabeça do ex-governador do DF e de seu vice. Percebeu o desastre que significava a demora de medidas como a expulsão sumária do partido dos principais envolvidos no escândalo.

Teve clareza de que ali se esvaia o último recurso de que tinha lançado mão o DEM para tentar se manter como um partido relevante, o discurso da “eficiência com ética”. Algo que fazia o partido recuar às suas origens, ao conservadorismo da velha União Democrática Nacional lá dos anos 1950.

Nem isso mais restou. O ataque de Demóstenes Torres às políticas de reconhecimento é um ato de desespero. É o sintoma mais claro de que o DEM será obrigado a recuar ainda mais. Terá de ir ao mais profundo do conservadorismo social, moralista e nacionalista para tentar manter algo do seu eleitorado.

Terá de tentar a sua sorte nos limites da família, da tradição e da propriedade. No fundo, é a vitória do modelo Kátia Abreu (DEM-TO), senadora que defende de há muito um ruralismo canhestro e reacionário.Na entrevista a Maria Inês Nassif, do jornal “Valor Econômico”, Demóstenes Torres afirmou ainda: “O problema estrutural do Brasil não é o racismo, mas a pobreza”. É tocante ver os conservadores descobrirem a pobreza estrutural brasileira, mesmo que tardiamente.Principalmente porque é essa mesma pobreza que, com título de eleitor na mão, vai lhes tirar os mandatos em 3 de outubro.nobre.a2@uol.com.br

Nenhum comentário: