sábado, 13 de março de 2010

O empobrecimento da política nacional

A notícia abaixo, divulgada na Folha de São Paulo, deixa-nos desanimados. José Eduardo Cardozo era um dos melhores parlamentares que a Câmara dos Deputados teve nos últimos anos. O seu abandono da atividade parlamentar não é um bom presságio...

Cardozo decide que não vai mais ser deputado
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O deputado federal José Eduardo Cardozo (PT-SP) anunciou sua decisão de não tentar se reeleger na próxima eleição em carta encaminhada à direção do PT e a militantes.
Ele permanece secretário-geral do partido e se compromete a participar da campanha da ministra Dilma Rousseff.
No documento, Cardozo afirma que já cogitava não participar de uma nova disputa se não houvesse "uma radical reforma do sistema político brasileiro".
"Fazia isso, no curso de uma campanha, por já não me sentir confortável em disputas onde os recursos financeiros cada vez mais decidem o sucesso de uma campanha, onde apoios eleitorais não são obtidos pelo convencimento político de ideias, pelo programa ou pela própria atuação do candidato proporcional, mas quase sempre pelo quanto de "estrutura" financeira ele pode distribuir", afirmou ele na carta.
Cardozo reclama ainda da "generalização" e da "banalização da ideia de que todo político é desonesto". "Não há nada pior para alguém que vive com dignidade no mundo da política, do que, diante de uma acusação qualquer, ver que a sua palavra ou a ausência de provas incriminadoras, não afaste nunca a "certeza" da sua "culpa'", disse.
Por meio de sua assessoria, Cardozo disse achar "interessante" assumir um cargo no Executivo caso seja convidado.
Desde o início de 2008 o deputado ocupa o posto de secretário-geral do Diretório Nacional do PT. É professor de direito administrativo e está em seu segundo mandato na Câmara.

Nenhum comentário: