terça-feira, 19 de agosto de 2008

Avner Greif. Preste atenção nesse nome.

Há pouco mais de um ano, entrei em contato com a extraordinária obra de Avner Greif. Professor do Departamento de Economia da Stanford University, este historiador econômico tem produzido uma obra que fornece importantes aportes para pensar as transações econômicas em situações de incerteza, como é o caso do intercâmbio nos mercados ilegais.

Ricardo Abramovay, que entende das coisas, disse-me que aposta as suas fichas no Greif para um Nobel em Economia. Se você entrar em contato com o obra dele, talvez, passe a achar o mesmo.

Sem descurar de uma apurada investigação histórica, e nem se desviar para uma leitura pobremente funcionalista, Greif mobiliza a teoria dos jogos para construir um modelo razoavelmente convincente a respeito do desenvolvimento institucional distinto no Magreb e nas cidades comerciais italianas nos século X e XI. A questão que Greif toma como ponto de partida é: como é possível o cumprimento dos contratos na vida econômica em um contexto no qual as separações espaciais fornecem poucas garantias aos agentes? Obviamente, para o “raciocínio sociológico” dominante (mesmo na Nova Sociologia Econômica), esta é uma questão tão curtida nos barris do institucionalismo econômico que é difícil de ser facilmente assimilada.

Bom. Não vou encher você com sociologuês ou com economês. Tenho um artigo aprovado pela revista sociologias no qual trato, com mais cuidado, da importância da obra do Greif para os estudos sociológicos de situações de incerteza (meu foco, como você sabe, é o crime organizado). Quando o artigo for publicado, colocarei um link para o mesmo. Por enquanto, faço questão de indicar-lhe uma visita à página do Avner Greif na Stanford. Por que? Porque ele faz uma coisa fantástica: disponibiliza, nessa página o acesso gratuito à boa parte de sua produção, inclusive alguns livros, os quais comentarei em outra oportunidade. Acesse aqui (toda a produção está em inglês). Logo postarei um link para um artigo dele em espanhol.

Na página dele, você vai encontrar o curriculum (em PDF). Para uma informação rápida, acesse aqui.

Quer mais? Assista, abaixo, um vídeo com uma rápida intervenção de Greif.

Nenhum comentário: