sexta-feira, 5 de setembro de 2008

A disputa pela prefeitura de Natal está no ritmo da dança do quadrado

Estou em casa, recuperando-me de uma cirurgia, então, sou obrigado a ouvir uma música, tocada com insistência na vizinhança. É um barulho infame, com uma letra que repete à exaustão: “ado, ado, ado, cada um no seu quadrado...”. Parece que a “proposta” estética da “coisa” é a de uma evolução corporal, um rebolado, vá lá!, em que o dançarino se movimenta apenas em um espaço previamente demarcado (o “seu quadrado”). Pois bem, a eleição para a prefeitura de Natal neste ano está seguindo as regras desse novo ritmo. O resultado é uma coreografia previsível, sem tesão, nem emoção. Até o humor saiu de cena. Talvez, quem sabe, todos estejam de acordo com o Dr. Joanilson e tenham incorporado a sua consigna de que “eleição é coisa séria”. Vejamos, então, o quadro, ou melhor, o quadrado de cada um até o presente momento.

O quadrado de Micarla

Primeiro lugar nas pesquisas eleitorais, Micarla não tem porque sair do seu quadrado. Como era de se esperar, ela tem um bom desempenho na TV. As suas peças publicitárias copiam os truques da última campanha de Lula, e, segundo os experts, também o material publicitário de Barak Obama. Vai no CTRL C+ CTRL+V, mas vai bem. E lança uma densa cortina de fumaça, tão densa que faz todos esquecerem que a sua candidatura é ancorada em forças políticas muito distantes do modelito moderno e verde com que se apresenta.

Assim, bem situada no seu quadrado, pode se dar ao luxo de ser (ou se passar por) propositiva em relação a duas temáticas fundamentais: segurança pública e saneamento básico. Como no Brasil não é de bom tom se fazer aquele tipo de pergunta, tipicamente norte-americano, a respeito de quem vai pagar o almoço (alguns dizem que é coisa de seguidores de Milton Friedman e dos neoliberais fazer tal tipo de questão), pode prometer coisas mirabolantes sem explicar de onde virão os recursos. E dá-lhe promessas!

Com os adversários cometendo tantos erros, como veremos mais abaixo, Micarla só pode temer mesmo as trapalhadas de integrantes de sua inacreditável trupe. Tem que torcer para que o tempo passe rápido e ninguém preste muito atenção no Senador José Agripino, o verdadeiro patrono de sua candidatura. E parece não ser fácil segurar o senador. Ele tem se insinuado no horário eleitoral e, com a sua reconhecida modéstia, tem nos lembrado de sua passagem pela administração da capital potiguar no final dos anos setenta. Convenientemente, esquece de mencionar que foi prefeito biônico, em um tempo em que a legislação da ditadura fazia das Câmaras Municipais legislativos mais figurativos do que reais. Bom, mas o fato é que o Senador, algumas vezes, enfia os pés pelas mãos e dá uma ajudinha involuntária ao PT. Lembremo-nos da sua atuação desastrosa como inquiridor da Ministra Dilma. Se ele continuar a querer aparecer mais do que a candidata pode fazer algum estrago.

O certo é que Micarla, tal qual a Lady Kate do “Zorra Total”, também busca o glamour (no seu caso, a prefeitura) amparada por um senador. E, por falar em José Agripino, a incompetência da campanha petista em explorar negativamente essa companhia da candidata verde está a merecer algum estudo psicanalítico. Sem o questionamento da campanha petista, Micarla pode se dar ao desfrute de confundir as coisas, como fez no horário eleitoral desta semana, chamando a atenção para a sua vinculação com Lula, afirmando que o seu partido faz parte da base aliada. Tivesse um cadinho mais de competência, o marketing petista questionaria: como pode Micarla estar ao lado de Lula se a sua candidatura é patrocinada pelo maior adversário do presidente?


Fátima no seu quadrado

Fátima tenta se vender como a candidata do Presidente Lula. É o que tem à mão. Em outro contexto, o da eleição para governador de 2006, por exemplo, seria um trunfo decisivo, mas, nesta eleição em Natal (ressalve-se o “em Natal”), esse é um dado que tende a não pesar tão significamente. A popularidade de Lula não rende votos? Rende, mas esse é um “rendimento” mediado pelas variáveis locais. Em outras palavras, o apoio de Lula pesa, mas não é decisivo. O candidato ou candidata apoiado por ele tem que saber (ou poder) sair do seu “quadrado” para faturar a proximidade com o grande cabo eleitoral. É o caso de Marta Suplicy, candidata à prefeitura paulistana pelo PT, que cresce colada à imagem do presidente. Mas, e é aí que está o nó da questão, sendo ela mesma, sendo Marta. Não é, como aponto mais abaixo, o caso de Fátima.

Na sua dança, Fátima também tenta se mostrar como a candidata da Governadora Wilma de Faria, do Senador Garibaldi Filho e do Prefeito Carlo Eduardo. Mas esses apoios não estão se traduzindo em crescimento significativo nas intenções de votos na candidata petista. Isso quer dizer que os apoios da Governadora, do Presidente do Senado e do Prefeito não são importantes? Pelo contrário, eles o são, mas, tal qual o apoio de Lula, tais apoios também têm que ser mediados pela vida política local. Em Recife e em Belo Horizonte, só para citar dois casos nestas eleições, verdadeiros “postes” estão sendo alçados aos primeiros lugares das disputas locais. O “poste” de Recife, João Costa (PT), é bancado pelo prefeito João Paulo (PT), que, está a concluir um governo de oito anos com forte reconhecimento e aceitação. Já em Belo Horizonte, o que vitaminou o “poste”, Márcio Lacerda, do PSB, foi a aliança, muito torpedeada pelo petismo paulista, entre o Governador Aécio Neves (PSDB) e o Prefeito Fernando Pimentel (PT). E, então, por que Fátima não se beneficia dos seus apoios? Ora, a minha hipótese é a de que é mais fácil dar vida a um poste do que mudar um perfil identitário fortemente arraigado. E é exatamente esse o caso de Fátima.

No que interessa em uma eleição, isto é, a imagem percebida pela população, Fátima cristalizou, com as três disputas anteriores, um “lugar” político e social: era a política de origem popular que enfrentava todos os “outros”. Não importa a veracidade ou não dessa imagem, mas, sim, a sua força mobilizadora. Ora, é exatamente tal imagem que está sendo desconstruída com a coligação “união por Natal”. Cada vez que Wilma, Carlos Eduardo ou Garibaldi aparecem na TV, com ares compungidos, pronunciando discursos autorizativos sobre Fátima (“nela, eu confio”, “agora, ela está madura”, “Fátima está preparada”, etc.), aquela imagem, que dava vida à personagem perde os seus referentes. E toda uma biografia desmancha-se no ar. Em seu lugar, o que propõem os experts e marqueteiros da campanha petista? A imagem de uma Fátima que traz recursos para a cidade, que é “competente”. Essa, entretanto, não é uma imagem ancorada em coisa mais substantiva do que a tradicional intermediação parlamentar de recursos da União. É pouco, muito pouco.

Por outro lado, e muito ao contrário de um dos mitos que move o PT, as eleições municipais brasileiras apenas em alguns momentos excepcionais (1988, por exemplo) são “federalizadas”. Ora, o eleitor já “sabe” que Fátima é a candidata de Lula. E isso muda muito pouco dado que o que ele, eleitor, precisava era de uma imagem, uma identidade definida, e é exatamente isso que Fátima não conseguiu passar até agora. A sua campanha na TV tem sido um strip-tease político degradante. Os vocábulos dominantes nas suas peças publicitárias - “continuidade”, “competência” e “maturidade” – destroem quaisquer veleidades políticas críticas e progressistas. E pior ainda: desarmam o PT para as disputas políticas futuras, especialmente no período pós-Lula (e pós-governo) que se avizinha.

Pode ser que a situação mude. As tais “máquinas” podem entrar em cena e arrastar a disputa para um imprevisível segundo turno. Não é a hipótese mais provável, penso eu. E por quê? Porque a imagem de Fátima que existia, alimentada em certo sectarismo, reconheçamos, teve que ser desconstruída para dar lugar a uma outra (a da “obreira” e “garantidora de recursos”) que não cola com a história do personagem.

Mas há algo mais encerrando Fátima em seu quadrado. É a história da administração municipal de Natal. Há quase duas décadas, Natal é uma cidade governada por mão única. Com a exceção de um pequeno interregno, durante uma parcela de tempo da gestão de Aldo Tinoco, o wilmismo tem dado as cartas por aqui. E isso cansa, mesmo quando as administrações são boas. Foi o caso do PT em Porto Alegre, em 2004. O que isso significa? Que Fátima comprou uma empresa, a “União por Natal”, com uma fachada vistosa e ações futuras que se anunciavam sedutoras, mas, ao abrir o livro de contas, descobriu um imenso passivo. Daí que vai Fátima vai ficando no seu quadrado...

Miguel Mossoró não dança, mas fica no seu quadrado

Miguel Mossoró, em 2004, foi um fenômeno. O candidato-cacareco que encantou a criançada e foi adotado irreverentemente por uma parcela da juventude natalense, especialmente da zona sul da cidade. Agora, ele tenta repetir o feito. Mas é uma farsa. Perdeu originalidade. E, sem esta, toda a sua graça anterior. Engolido pelo marketing, o personagem divide o seu quadrado com um ator metido a engraçadinho. Empurraram-no um script que não cola com o personagem. Assim, Miguel Mossoró fica no seu quadrado, faz porocotó, mas não dança e o seu espaço só tende a diminuir. Como o horário eleitoral é tudo, menos gratuito, já que é bancado com o seu, o meu, o nosso suado dinheirinho, então, o humor de Miguel Mossoró está ficando caro. Se em 2004, a sua ascensão significou uma crítica da juventude ao esgotamento do sistema político, em 2008, é apenas uma caricatura de si mesmo. A cidade não perderá grande coisa com o ocaso dessa figura.

Vober não tem um quadrado

A performance mais intrigante desta eleição em Natal é, sem dúvidas, a de Vober Jr. De um político com a experiência e trajetória de Vober, esperávamos muito mais. Vereador, deputado e secretário de governo, Vober foi tudo isso e mais um pouco. Foi também militante do movimento estudantil e membro dessa escola de política que foi o PCB. Por tudo isso, a nossa expectativa era a de que ele, no mínimo, se mostrasse um candidato com um quadrado definido para se movimentar.

Sandro Pimentel, se conseguir um quadrado, vira bailarino

Sandro Pimentel alia a condição de metralhadora giratória dos candidatos ditos “nanicos” com uma ousada investida em um campo pouco explorado pela ultra-esquerda: o posicionamento, com alguma desenvoltura, sobre temas como segurança, saneamento, transporte coletivo e saúde. No debate da TV Universitária, por exemplo, conseguiu se mostrar e marcar um espaço próprio. Foi o melhor dentre os candidatos “pequenos”. Só escorrega na maionese quando começa a falar de um certo “governo do sol”. Sandro é sagaz, tem tino, e, se conseguir demarcar um quadrado, com certeza, vira bailarino. Em outras palavras, alcançar uma votação típica do PT nos anos oitenta: 5%.

Dr. Joanilson se diverte no seu quadrado

Para Dr. Joanilson, eu desconfio, tudo não passa de uma grande brincadeira. Eu o vejo na TV e fico com a impressão de que ele está apenas se divertindo. Um advogado de sucesso que, após uma longa carreira, decidiu espairecer um pouco. Dança direitinho no seu quadrado... Não se pode esperar muito mais de um democrata-cristão.

Dário Barbosa

E trotskista dança?

Pedro Quithé

Quem?

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