quarta-feira, 10 de setembro de 2008

A eleição começa a esquentar em Natal

Enfim! A disputa pela prefeitura da cidade do Natal, finalmente, começou a esquentar. E quem faz a festa são os advogados. Com as eleições cada vez mais tuteladas pelo judiciário, os advogados são alçados à condição de atores principais. É mandado judicial para todos os lados. E juízes desperdiçam o seu precioso tempo decidindo se alguém pode dizer que a outra é "dona de televisão" e se fulana "trouxe verbas para Natal". Quanta besteira!

Tratam o eleitor como um demente. Como se ele precisasse, a todo momento, ser protegido para "fazer sua escolha". Ora, o eleitor é um ator reflexivo e faz suas escolhas levando em conta muitos fatores, e não só aqueles que os "bem pensantes" gostariam que ele tomasse como referências.

Pessoalmente, acho que liberdade de expressão politiza mais e produz melhores escolhas. A tutela e o paternalismo tornam as eleições cansativas e modorretas.

Mas, como ia dizendo, a eleição esquentou. As principais candidatas começaram a descer dos tamancos. Isso e bom! Precisamos de mais política e menos marketing. Agora é torcer para que os "operadores do direito" não queiram tomar o centro do palco.

Um comentário:

Ma Vitória disse...

A corrida para as eleições para Prefeito e Vereador começaram e analisando "pesquisas",
"comentários" e "nomes cotados" a gente observa, além de candidatos já conhecidos do eleitorado, o bancário Júnior da Caixa sendo citado.
bjs
Ma Vitória