domingo, 2 de novembro de 2008

Sobre Ruanda: comentário de Gustavo Ribeiro

Gustavo Ribeiro foi meu aluno. Faz um tempão. Fez mestrado. Faz tempo que não o encontro. É um cara inteligente e com uma grande capacidade de análise no campo das ciências sociais. Presenteia-me, de vez em quando, com a leitura deste blog. Colocou um comentário no post abaixo. E salvou meu dia: eu havia pretendido fazer referência a um texto de Abram de Swaan e não consegui. Reproduzo neste post o seu comentário.

Caro Edmilson,

Para contribuir com a discussão: o título do texto de Abram de Swaan é "O alargamento dos círculos de desidentificação: reflexões sobre Ruanda". Ele foi publicado na edição 62, de março de 2002, da Novos Estudos. Justiça seja feita: debatemos este texto numa disciplina de métodos de análise sociológica, ministrada por você no já longínquo ano de 2003.
Ainda para continuar no campo das referências truncadas, peço licença para fazer uma sobre o mesmo assunto: o livro "Uma temporada de facões", de Jean Hatzfeld. Nele, o autor entrevista alguns que foram presos por terem participado do genocídio. Não consegui lê-lo por completo (eis o motivo do truncado), mas fiquei impressionado quando tive contato com o mesmo há alguns anos. Fica a dica para futuras garimpadas literárias.

Aquele abraço!


Valeu, Gustavo! Abração!

Um comentário:

Anônimo disse...

Caro Edmilson,

Agradeço pelas palavras! Seus elogios são muito mais frutos de sua grande generosidade do que dos predicados deste humilde comentarista! Quero só fazer uma correção. Não leio seu blog “de vez em quando”, mas, diariamente. Como diria sua enteada Hannah, o seu blog está bombando!

Aquele abraço, meu camarada!