domingo, 9 de novembro de 2008

Vida de professor(a) será tema da próxima novela da Globo

Pesquei na Folha de São Paulo de hoje a notícia abaixo:

Novela das oito vai mostrar vida "infernal" de professores


Próxima novela das oito da Globo, "Caminho das Índias" vai retratar o "inferno" em que trabalham professores, principalmente de escolas públicas. Na trama, Sílvia Buarque e Deborah Bloch serão professoras. Duda Nagle interpretará um bad boy, filho de pais permissivos, que vive a infernizá-las.
"Há tempos venho conversando com professores na internet. Discutimos os problemas que eles vivem hoje nas salas de aula, enfrentando o desrespeito dos alunos, que atendem celulares, escutam MP3, papeiam livremente durante as aulas, indiferentes aos esforços do professor para se fazer ouvido. Isso quando a coisa não degringola em agressões, que vão parar no noticiário policial", conta a autora, Glória Perez.
Nos últimos meses, Perez recebeu relatos impressionantes de professores. Um deles afirmou ter recebido uma gravata (golpe em que a vítima fica imobilizada) de um aluno, enquanto os demais passavam as mãos em suas nádegas. Ele teve um colapso nervoso e mudou de profissão.
Perez irá comparar o ensino no Brasil e na Índia. "Vamos falar de educação, que é mais do que ensinar a ler e a escrever. Também é ensinar valores. Por isso a comparação com a Índia, onde se reverencia aquele que transmite alguma sabedoria ou alguma experiência."
Além dos maus alunos, Deborah Bloch, que interpretará Sílvia, terá de enfrentar a vilã Yvone (Letícia Sabatella), que Perez define como psicopata.


Comento:

Pela força da teledramaturgia na construção de pautas da sociedade brasileira, essa pode ser uma boa notícia. Para quem acompanha o cotidiano dos professores, especialmene daqueles dedicados ao ensino básico, não há muita novidade no que acima é tocado, mas, sabemos bem, quando o tema é incorporado em uma drama no horário nobre da Globo ganha outro estatuto. Esperemos que essa novela contribua para uma discussão substantiva sobre a educação e a juventude no Brasil contemporâneo.

Nenhum comentário: