segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

A ausência da demografia nas humanidades na UFRN

Não sei por que cargas d’água a disciplina de demografia foi excluída do curso de Ciências Sociais da UFRN. O que eu sei é que essa ausência trouxe muitos prejuízos para a formação de futuros sociólogos e antropólogos.

E, de quebra, para todo o centro no qual o curso localiza-se. O resultado é que, na UFRN, os especialistas em demografia, e os temos em quantidade e qualidade, estão acantonados no Centro de Ciências Exatas e da Terra.

Claro!, os caras são competentes e estabelecem pontes e conexões com grupos de pesquisa de outros centros. Mas não é disso que eu estou tratando. O que chama a atenção é o fato de esses profissionais estarem ausentes das humanidades.

Departamentos como os de Ciências Sociais, Políticas Públicas e Geografia bem que poderiam reservar vagas, nos próximos concursos, para demógrafos. Talvez essa medida contribuísse mais para a formação de nossos alunos do que a contratação de algum(a) especialista em uma apêndice do apêndice da décima parte de uma sub-questão de uma teoria que esteja na moda nos ambiente politicamente corretos das universidades do chamado “primeiro mundo”.

Nenhum comentário: