sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Corrupção brasileira na mira dos EUA

Matéria publicada na edição eletrônica de hoje do jornal Valor Econômico dá conta do, digamos, interesse dos norte-americanos em relação à corrupção no Brasil. Acesse-o aqui.

Um comentário:

ROBERTO MACHADO disse...

A CORRUPÇÃO É O GRANDE MAL DO BRASIL,

ENVOLVE OS PODERES EXECUTIVO, LEGISLATIVO E JUDICIÁRIO.


Faço parte dos cidadãos brasileiros que defendem a ética e a moralização da administração pública.


Em 14 de novembro de 1994 fui readmitido a Indústrias Nucleares do Brasil-INB por decisão do Poder Judiciário, baseada no artigo 8º do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição Federal de 1988, que concede anistia aos servidores punidos e demitidos por motivos políticos. Dentre os fatos que levaram-me a ser interrogado no famigerado SNI, destaco o de ter acusado, comprovando com farta documentação, irregularidades e corrupção que ocorriam no âmbito da administração da empresa em plena ditadura militar.

Em 27 de agosto de 1996, após 21 meses sendo submetido a práticas fascistas, que atentam contra os direitos humanos, por ordem do então presidente da empresa Roberto Nogueira da Franca, continuar defendendo o patrimônio público, ter manifestado minha indignação com a comercializaçao de urânio lesiva a empresa e ser signatário do processo 96.0013879.6, abaixo, impetrado na Justiça Federal do Rio de Janeiro cobrando responsabilidades da transação efetuada, sou novamente demitido da INB, desta vez com a cumplicidade das autoridadades do governo Fernando Henrique Cardoso e a indiferença do próprio Presidente da Republica a quem relatei o caso.

O urânio negociado com a empresa falida Nuexco, já levou a INB a gastar mais de U$ 10 milhões com a contratação de advogados, pagamento de diárias internacionais a diretores, servidores, advogados e passagens aéreas a Alemanha.

Surpreende também a ausência do Congresso Nacional na autorização da transação e no acompanhamento dos desdobramentos lesivos ao erário, assim como a atuação do Tribunal de Contas da União-TCU, Controladoria Geral da União-CGU, Advogado Geral da União-AGU e Ministério Público.

ROBERTO MACHADO
rob-machado@uol.com.br

ACESSE http://uraniodobrasil.zip.net/ CONHEÇA A "TRANSAÇÃO COMERCIAL NA MODALIDADE ALUGUEL" COM URÂNIO BRASILEIRO, FIRMADA ENTRE A INDÚSTRIAS NUCLEARES DO BRASIL-INB E A EMPRESA ESTRANGEIRA "EM PROCESSO FALIMENTAR" NUEXCO NUCLEAR CORPORATION, ANO 1994, NO GOVERNO DO PRESIDENTE ITAMAR FRANCO E CONDUZIDA PELO ENTÃO DIRIGENTE DA INB, ROBERTO NOGUEIRA DA FRANCA, SEM NENHUMA GARANTIA, SEGURO OU CARTA DE FIANÇA. A NUEXCO "FALIU" LOGO APÓS RECEBER O NOSSO URÂNIO, QUE NÃO FOI PAGO NEM DEVOLVIDO, SIMPLESMENTE SUMIU, CAUSANDO ENORME PREJUÍZO AO BRASIL, RESULTANDO NO PROCESSO Nº 96.0013879.6, AUTUADO EM 14 DE AGOSTO DE 1996 NA 9ª VARA FEDERAL E, POSTERIORMENTE, TRANSFERIDO PARA A 15ª VARA FEDERAL.

OS SIGNATÁRIOS DO PROCESSO, QUE CUMPRIRAM O ESTABELECIDO NO ARTIGO 37 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL, AGUARDAM HÁ MAIS DE 15 ANOS A APURAÇÃO E OS RESPONSÁVEIS PELOS DANOS CAUSADOS AO ERÁRIO. PORÉM, PELO TEMPO DECORRIDO, TEMEM QUE O PROCESSO TENHA VIRADO ALMOFADA E TENHAM SENTADO EM CIMA.