domingo, 3 de janeiro de 2010

Em um filme, as dores de um conflito

Roberto Hugo Bielshowsky já havia comentado positivamente o filme. Não o assisti quando estava passando nos cinemas. Uma pena!

Sábado passado, após tomarmos um bom vinho, Kilder Barbosa emprestou-me o dvd. Lemon Tree (Limoeiro, acho, seria a tradução adequada). Um filme que ajuda a pensar os dramas e dores demasiadamente humanas produzidas e potencialiadas pelo conflito entre israelenses e palestinos.

O filme narra a luta de uma palestina, vizinha de um recém-empossado ministro da defesa de Israel, para preservar a sua plantação de limoeiros. Dessa plantação, herdada pela família, ela colhe os limões que, em parte, dão o seu sustento. Com a chegada do novo vizinho, o agora ministro, o serviço secreto israelense indica a derrubada da plantação de limões da vizinha em nome da segurança do político. Para surpresa geral, inclusive das autoridades palestinas, a vizinha, uma viúva, decide travar uma batalha judicial contra o seu poderoso adversário. E, em última instância, contra o Estado de Israel.

No meio disso tudo, os dramas humanos da viúva, sua relação com o advogado palestino que a representa, e a crise existencial da esposa do ministro.

É um filme para você assistir agora nas férias. E, caso seja professor, passar também para os seus alunos. Vale bem uma boa discussão!

Em tempo: observe, ao assistir ao filme, a homenagem ao grande jogador da seleção francesa, Zinedine Zidane.

Veja abaixo o trailer do filme (não encontrei um com legendas em português, perdoe-me).

Nenhum comentário: